ChatGPT exibirá anúncios para usuários nos EUA
OpenAI vai testar publicidade nos planos Free e Go
Redação
21/01/2026
A OpenAI informou que passará a testar a inclusão de anúncios para usuários maiores de idade do ChatGPT nos Estados Unidos que utilizam a modalidade gratuita ou assinam o plano Go, que é o mais econômico no país. As assinaturas Plus, Pro, Business e Enterprise não terão publicidade.
“Você precisa saber que seus dados e conversas estão protegidos e nunca serão vendidos a anunciantes. E precisamos manter um padrão alto e dar a você controle sobre a experiência, para que veja anúncios realmente relevantes e de qualidade — e possa desativar a personalização se quiser”, diz o comunicado.
Entre os princípios divulgados pela empresa também está a independência, que garante que os anúncios não influenciam as respostas, que devem ser otimizadas com base no que é mais útil para o usuário.
Inicialmente, o plano é testar a exibição da publicidade na parte de baixo das respostas, desde que um produto ou serviço seja considerado relevante de acordo com a conversa atual. Os anúncios serão identificados e separados da resposta não patrocinada. O usuário poderá saber mais sobre por que está vendo o anúncio ou ocultá-lo, dizendo o motivo.
“Quando começarmos a testar nossos primeiros formatos de anúncios nas próximas semanas e meses, queremos ouvir o feedback das pessoas e garantir que os anúncios possam ampliar o acesso à IA sem perder a confiança que torna o ChatGPT valioso”, afirmou a OpenAI.
Redação

