Chuva de meteoros mais intensa do ano atinge pico no fim de semana
Auge da Geminidas será na noite de sábado para domingo
Redação, com informações do Observatório Nacional
12/12/2025
A chuva de meteoros Geminidas, a mais intensa do ano, começou nesta quinta-feira (11), de acordo com o Observatório Nacional (ON).
A Geminidas faz referência à constelação de Gêmeos e está parcialmente visível em todo o Brasil. A temporada de 2025 segue até terça-feira (16), mas o auge será na noite de sábado (13) para domingo (14).
A previsão é de cerca de 100 meteoros por hora em algumas regiões do país, desde que as condições sejam ideias: longe da poluição luminosa das grandes cidades, com céu aberto e sem Lua. Para observar o fenômeno, não é preciso ter equipamentos especiais.
De acordo com o professor Gabriel Hickel, parceiro do ON, o melhor horário será entre 22h e o alvorecer. Para ter um bom aproveitamento, a recomendação é fixar o olhar nas populares Três Marias, se mantendo atento à visão periférica. É indicado evitar a incidência direta da luz da Lua nos olhos, pois ofusca a visão.
A chuva de meteoros Geminidas é formada por partículas do asteroide 3200 Faetonte, que deixa um rastro de fragmentos ao longo de sua órbita. Asteroides não costumam perder material, mas estudos indicam que esse é provavelmente o núcleo rochoso de um antigo cometa.
As partículas entram na atmosfera com velocidade em torno dos 35 km/s, considerada mediana, mas suficiente para provocar a esteira de ionização que aparece no céu, com desintegração.
Redação, com informações do Observatório Nacional

