Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ciência mostra que desenhar pode ser uma boa saída para quem visa não esquecer das coisas

A tática de transformar a ideia em desenho se mostrou mais eficaz do que só escrever, sugere estudo norte-americano

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Ciência mostra que desenhar pode ser uma boa saída para quem visa não esquecer das coisas"

Publicada em  

De acordo com publicação da Revista norte-americana Time, a maioria das pessoas quando quer lembrar de algo importante faz anotações. Porém, uma pesquisa feita no Canadá mostrou que a melhor forma para manter essas memórias frescas é desenhar.

''Desenhos fazem o cérebro trabalhar de modo diferente do que somente escrever: força o órgão a processar uma informação visual e a traduzir o significado da palavra por trás da imagem, por exemplo’’, aponta a coautora do estudo, publicado recentemente no ''Journal Experimental Aging Research'', Melissa Meade, candidata a um doutorado em neurociência na Universidade de Waterloo, no Canadá.

Os pesquisadores acreditam que usar técnicas de desenho pode beneficiar a memória e o cérebro.

E, de acordo com ela, idosos poderiam obter uma gama de coisas positivas ao aderir o método. O desenho pode tirar vantagens das regiões do cérebro melhor preservadas e aumentar a memória.

Os resultados foram confirmados por Melissa e sua professora de psicologia Myra Fernandes em uma série de experimentos envolvendo 48 adultos, com idade variada- de universitários a senhores na casa dos 80 anos.

“Mesmo que você for péssimo nessa arte, isso não importa mediante a quantidade de benefícios gerados, quando opta por desenhar em vez de escrever,” coloca Myra.

Lista de supermercado e estudos

Já imaginou ter que fazer compras no supermercado e no lugar de realizar uma lista convencional com o nome dos elementos, que precisa adquirir, preferir desenhá-los? Para Melissa, se isso acontecer, a pessoa se torna mais apta a lembrar dos itens depois.

A Estratégia serviria, também, para estudantes. Desenhar, por exemplo, sistemas complexos, como o da fotossíntese, pode ajudar a melhorar a memória.

Mas, a implicação mais animadora está relacionada aos adultos que têm algum declínio cognitivo. Segundo Melissa, até aqueles que estão começando a sofrer com a demência e com as perdas de memória seriam afetados positivamente com a técnica. Fazer uma espécie de diário com ''fotos'' seria, nesse caso, mais indicado do que só se expressar através das palavras, e poderia auxiliar esse público a guardar detalhes da vida deles. “Quando se recordam de informações, isso tende a ser algo que foi desenhado’’, finaliza.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ciencia mostra que desenhar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.