Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas criam caneta que detecta resquícios de câncer em 10 segundos

A técnica mais moderna até então é 150 vezes mais demorada.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cientistas criam caneta que detecta resquícios de câncer em 10 segundos"

Publicada em  

A cirurgia para a retirada de um câncer é bastante complexa, costumando se arrastar por várias horas. Identificar e remover por completo o tumor é a única forma de garantir que a doença não volte. Por conta disso, é normal que o paciente faça mais de um procedimento cirúrgico, para que nada de câncer fique para trás.

Por isso, pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma pequena ferramenta que simplificará esse processo. A MasSpec Pen tem o tamanho de uma caneta, sendo capaz de detectar um tecido canceroso em 10 segundos, com uma precisão de 96 por cento. A técnica mais moderna até então é 150 vezes mais demorada, além de ter uma eficácia de apenas 20 por cento para alguns tipos de câncer.

Depois de se alimentarem, as células humanas produzem uma série de pequenas moléculas, chamadas de metabólitos. Quando uma célula é afetada por um câncer, a composição desses metabólitos acaba sendo diferente. A MasSpec Pen retira uma pequena gota de água do tecido da pessoa durante a cirurgia. Quando posicionada acima do tecido, a caneta pode analisar as propriedades do líquido extraído e dizer qual tecido está em situação normal e qual é canceroso, através de uma técnica chamada de espectrometria de massa.

A caneta já foi testada com sucesso em 253 pacientes humanos. De acordo com os pesquisadores, a ideia é que ela esteja disponível para cirurgias oncológicas já no ano que vem.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas criam caneta que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.