Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas criam exame de anemia que dispensa o uso de agulhas

Através de um aplicativo de celular, que deve estar disponível já em 2019, pacientes terão praticidade no diagnóstico.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cientistas criam exame de anemia que dispensa o uso de agulhas"

Publicada em  

Um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade Emory, de Atlanta, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature Communications, desenvolveu um aplicativo para celular que consegue fazer o diagnóstico da anemia através de uma foto das unhas do paciente.

Hoje, a anemia é o disturbio de sangue mais comum do mundo todo – cerca de 25% a 33% têm o problema. Para o descobrir o problema, é preciso um hemograma, que envolve operação laboratorial e, consequentemente, custos operacionais e de material.

O software desenvolvido pelos pesquisadores identifica se o usuário está com níveis adequados de hemoglobina no sangue através de uma fotografia das unhas dos dedos. Segundo os desenvolvedores, se tudo der certo, o aplicativo deve estar disponível para download até o fim do primeiro semestre de 2019. E, em breve, o produto deve ter a patente reconhecida.

Um dos benefícios do aplicativo é a praticidade e a forma não invasiva e eficaz com que ele diagnostica a anemia. Com ele, o monitoramento do distúrbio pode ser constante e, assim, cada paciente pode identificar os momentos em que precisa recorrer aos médicos para ajustar terapias ou mesmo receber transfusões sanguíneas, sem o incômodo da picada.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas criam exame de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.