Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas descobrem que a Lua é mais antiga do que imaginavam

Em análise de material trazido da missão Apollo 14, cientistas descobriram que a Lua é milhões de anos mais velha do que o imaginado.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cientistas descobrem que a Lua é mais antiga do que imaginavam"

Publicada em  

Depois de décadas discutindo a idade exata da Lua, pesquisadores parecem ter chegado a um número aproximado: 4.51 bilhões de anos. O satélite natural da Terra chega a ser 140 milhões de anos mais velho do que se imaginava. Ainda de acordo com o estudo, a Lua teria se formado apenas 60 milhões de anos depois do nascimento do Sistema Solar, e 40 milhões depois da Terra.

Os resultados foram obtidos por meio de análises feitas em zirconitas – minerais trazidos por astronautas da missão Apollo 14, em 1971. Várias técnicas foram utilizadas para tentar decifrar a idade dessas pedras, mas a maioria delas é composta por uma mistura de rochas de diferentes períodos e origens, o que dificulta o trabalho dos pesquisadores.

Finalmente, porém, foi possível estudar zirconitas em seu estado puro. Assim, a análise da redução da atividade radioativa do urânio nas rochas pôde ser feita.

Segundo a análise, a Lua foi formada por uma colisão violenta entre a Terra e um embrião planetário chamado Theia. O impacto deu origem a uma Lua em estado líquido, que se solidificou com o tempo. As medições de urânio-chumbo podem detectar quando as zirconitas apareceram pela primeira vez no oceano de magma da Lua recém-nascida.

Essas novas descobertas, feitas na Universidade da Califórnia e publicadas na revista Science Advances, são cruciais para os estudos sobre a evolução inicial da Terra.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

CASACOR: Descubra as tendências das edições de 2022

A 35º edição da CASACOR São Paulo celebrou a exposição deste ano com o tema “Infinito Particular”. Uma mostra que trouxe diversas tendências do mundo do design, e inovou diversos cômodos. Aqui falaremos um pouco dessas novidades, além de explorar o que esteve em alta nas exibições que aconteceram no Peru, Bolívia e a que vem por aí, em Brasília.

As propostas definitivamente irão te inspirar a valorizar os ambientes da casa de forma moderna e ao passo que mostra as singularidades da moda contemporânea.

A CASACOR possui edições em alguns países da America Latina, como também ao redor do Brasil inteiro. Em Brasília, a exposição acontece agora nos meses de setembro e outubro, já na Bolívia e Peru, 17 de maio e 25 de junho, e 24 de maio e 3 de julho, respectivamente.

Na Bolívia, os irmãos Ana Villagómez e Moisés Villagómez criaram o Loft Refugio Natural, espaço de cem metros² em que a arquitetura e o paisagismo se misturaram de maneira harmônica. A casa recebeu 35 ambientes, projetados por 55 profissionais.

“Usamos muitos materiais nobres, como pedra, revestimento de barro e madeira, e procuramos criar uma conexão entre o ser humano e a natureza”, explicou a paisagista e arquiteta.

Para os ambientes dessa amostra, a aposta é em tons terrosos, couro e elementos em preto que destoam das outras cores do cômodo. Os tons de marrom com a mescla de material estão populares pois dão uma sensação nostálgica e aconchegante ao ambiente. Tons quentes são sempre uma boa pedida para dar um ar de familiaridade ao ambiente.

Já em relação aos móveis em preto, a cor proporciona à sala um refinamento e modernidade. O contraste, nesse caso, é sempre uma boa escolha, principalmente com o resto das peças em dourado e laranja, como exemplifica a decoração da mostra na Bolívia.

No Peru, a mostra contou com a participação de mais de 60 profissionais, entre arquitetos, decoradores, paisagistas e designers. Nessa exposição se destacaram detalhes arredondados e luminárias inusitadas. Móveis com a ausência de quinas estão presentes em luminárias, nas mesas de centro, nos pufes, nos quadros, nos espelhos, nos tapetes e até no encosto das cadeiras da mesa de jantar.

Para a escolha da iluminação, os arquitetos saíram da caixa, escolhendo peças com formatos criativos. Além disso, complementam com cores e estruturas diferentes.

Já a CASACOR Brasília de 2022, celebrará 30 anos em Brasília. A edição comemorativa acontecerá de 3 de setembro a 30 de outubro na Arena BRB Mané Garrincha, no coração da cidade. Ao todo, serão 50 ambientes, todos inspirados no tema Infinito Particular, assim como a edição de São Paulo.

CASACOR São Paulo 2022

Você ainda pode apreciar a mostra para se inspirar e ficar por dentro das tendencias de decoração e design de interiores.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas descobrem que a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.