alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Cientistas latino-americanos produzem eletricidade com resíduos de café

    Invenção é uma saída sustentável e que pode beneficiar cafeicultores

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    Durante a produção do café, há uma quantidade significativa de resíduos os quais, geralmente são descartados, isso representa um grande desafio ambiental. Agora, segundo reportagem da BBC da Espanha, um cientista argentino, radicado no Reino Unido, e uma colombiana encontraram uma possível solução para o problema. Eles, inclusive, foram capazes de transformar esse material em eletricidade.


    Aproximadamente, por ano, são produzidas cerca de 9,5 milhões de toneladas de café, em um processo que gera grande montante de lixo poluente.

    Os dejetos já estão sendo usados para a produção de biocombustíveis, porém, é a primeira vez que são utilizados para gerar eletricidade.


    A pesquisa é fruto da colaboração entre Claudio Avignone Rossa, docente da Universidade de Surrey, na Inglaterra, com Lina Agudelo, da Universidade de Antioquia, na Colômbia.


    Segundo os autores, essa ideia poderia, além de solucionar o problema da poluição, servir para auxiliar financeiramente os cafeicultores.

    De acordo com Rossa, o novo sistema não produz uma quantia muito expressiva de eletricidade, contudo seria suficiente para ser usada, por exemplo, para alimentar pequenos aparelhos em uma fazenda, ou pequenos sistemas de iluminação.


    A equipe, agora, que está aguardando fundos, visa construir um protótipo na Colômbia.

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. cientistas latino americanos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.