Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cimento energético poderia ajudar a produzir energia

O recurso auxiliaria a alimentar a demanda elétrica das cidades

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cimento energético poderia ajudar a produzir energia"

Publicada em  

Segundo publicação da rede BBC da Espanha, há algumas tecnologias que têm o potencial de revolucionar o modo de gerar energias renováveis. Claro, que muitos quesitos devem ser avaliados antes de usar, propriamente, os recursos, analisando, por exemplo, os aspectos: econômico, social e financeiro. Pesquisadores estimam que em 2050 dois terços da população mundial viverá em cidades, então, essa questão se mostra ainda mais urgente.

Pensando nisso, surgiu o cimento energético, que são mesclas de cimento feitas com resíduos de usinas de energia elétrica. O material poderia ser útil para a construção de edifícios que servem como baterias.

Esse concreto composto de potássio geopolimétrico de concreto (KGP) é mais em conta do que o cimento comum e pode armazenar eletricidade.

Segundo pesquisadores, por exemplo, um poste de luz de seis metros de altura feito com KGP e equipado de um pequeno painel solar poderia conter energia suficiente para alimentar-se por conta própria durante toda a noite.

Para o professor da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, Mohamed Saafi, um dos líderes do estudo, a equipe tem demonstrado que as misturas de cimento KGP podem ser utilizadas para armazenar e liberar energia elétrica sem a necessidade de adicionar nada custoso ou perigoso.

Os edifícios com KGP seriam úteis nas cidades para atender as demandas elétricas dos centros urbanos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cimento energetico poderia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.