Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cirurgião faz a primeira operação guiada à distância com rede 5G

A demonstração ocorreu recentemente em um grande evento da indústria de celulares

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cirurgião faz a primeira operação guiada à distância com rede 5G"

Publicada em  

De acordo com o jornal colombiano ''El espectador'', um cirurgião na Espanha fez, na última quarta-feira, 27 de fevereiro, a primeira operação guiada à distância usando a nova geração de redes sem fio ultrarrápidas- que estão começando a se disseminar pelo mundo.

Câmeras 3D fizeram parte da lista de materiais utilizados. Os aparelhos serviram para examinar a longa distância os músculos, tecidos e ossos do paciente.


Claro que no passado já foram realizadas operações assistidas com redes sem fio. Porém, o 5G expande a qualidade e a definição de imagem, essenciais para que os especialistas tomem decisões balizadas no máximo de informações possível, reduzindo, assim, o risco de erros. Essa tecnologia, também, diminui a latência, e o dado é entregue de forma quase instantânea.

Os especialistas esperam que no futuro possam fazer operações à distância, por meio do controle de um braço robótico.

Na demonstração, que ocorreu no Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, o médico Antonio de Lacy ‘participou’ em tempo real da equipe de cirurgiões que operava o paciente de um tumor intestinal, mesmo estando à cinco quilômetros de distância no Hospital Clínic. Isso tudo graças aos recursos tecnológicos.

De Lacy é diretor do serviço de cirurgia gastrointestinal do hospital. Para ele, esse é o primeiro passo para atingir o sonho de realizar operações de modo remoto no futuro.

Durante a operação, a conexão 5G tinha uma demora de somente 0,01 segundos, muito abaixo dos 0,27 segundos das redes 4G.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cirurgiao faz a primeira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.