Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Clintons concordam em depor na investigação do Congresso sobre Epstein

Clintons concordam em depor na investigação do Congresso sobre Epstein

Reuters

03/02/2026

Placeholder - loading - Bill Clinton e Hillary Clinton durante posse de Trump  20/1/2017     REUTERS/Brian Snyder
Bill Clinton e Hillary Clinton durante posse de Trump 20/1/2017 REUTERS/Brian Snyder

3 Fev (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill ⁠Clinton e Hillary Clinton, candidata democrata à Presidência em 2016, irão depor em uma investigação do Congresso sobre o falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein, informou um assessor na segunda-feira.

A decisão pode impedir uma votação planejada na Câmara dos Deputados, liderada pelos republicanos, para acusar os dois proeminentes democratas de desacato, o que poderia levar a acusações criminais.

A recente divulgação pelo Departamento de Justiça dos EUA de milhões de documentos internos relacionados a Epstein revelou os laços do falecido financista e criminoso sexual ​com muitas pessoas proeminentes na política, finanças, academia ⁠e ⁠negócios — tanto antes quanto depois de ele se declarar culpado em 2008 por acusações de prostituição.

Questionado se a Câmara manteria suas votações de desacato contra os Clintons, o presidente da Câmara, Mike Johnson, disse à Reuters: “Eles estão trabalhando nisso agora. Os advogados estão analisando os detalhes”.

Johnson havia recebido ‌com satisfação a notícia de que o ex-presidente e a ex-secretária de ​Estado concordaram em depor.

O Comitê de Supervisão da ‌Câmara recomendou na semana ​passada ​que os Clintons fossem acusados de desacato por se recusarem a testemunhar sobre sua relação com Epstein. Os Clintons se ofereceram para cooperar com o painel, mas se ​recusaram a comparecer pessoalmente, alegando que a investigação era um exercício partidário com o objetivo de proteger o presidente republicano Donald Trump.

“Eles disseram sob juramento o que sabem...Mas o ex-presidente e a ex-secretária de Estado estarão lá. Eles esperam estabelecer um precedente que se aplique a todos”, disse o vice-chefe de gabinete dos Clintons, Angel Urena, nas redes sociais.

Bill Clinton voou no avião de Epstein várias vezes no início dos anos 2000, após deixar o cargo. Ele expressou arrependimento sobre o relacionamento e disse que não sabia nada sobre as atividades criminosas de Epstein.

O deputado republicano James Comer, que preside a Comissão de Supervisão da Câmara, disse na ⁠segunda-feira que os Clintons não deram uma data para seus depoimentos e que ele ‌discutirá os próximos passos com os ⁠membros do painel.

“O advogado dos Clintons afirmou que eles concordam com os termos, mas esses termos ainda não são claros e eles não forneceram datas ‍para seus depoimentos”, disse Comer.

“Vou esclarecer os termos com os quais eles concordam e, em seguida, discutir os próximos ​passos ‌com os membros do meu comitê.”

(Reportagem de Ismail Shakil, David Morgan e Kanishka Singh)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.