Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CNA defende limites à taxação do setor agropecuário para apoiar reforma tributária

Placeholder - loading - Carregamento de soja 17/02/2020 REUTERS/Jorge Adorno
Carregamento de soja 17/02/2020 REUTERS/Jorge Adorno

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu nesta quarta-feira sete pontos prioritários para constar no relatório final do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) sobre a reforma tributária, incluindo uma alíquota do agronegócio de até 20% da alíquota padrão, como ocorre em outros países.

Para apoiar a reforma, o presidente da CNA, João Martins, também reivindicou que o imposto seletivo não pode incidir sobre insumos agropecuários ou sobre alimentos, 'caso contrário irá elevar o custo de vida da população e gerar cumulatividade tributária, um dos problemas que se pretende eliminar do sistema atual'.

'A CNA irá apoiar a reforma tributária se esses pontos forem atendidos. A Confederação e a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) estão juntas nas negociações com o relator Aguinaldo Ribeiro para que esses pontos sejam levados em consideração na proposta de reforma tributária', afirmou a nota.

Nesta quarta-feira, governantes de Estados afirmaram que estão favoráveis à reforma tributária, defendendo alguns ajustes, como foi o caso do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). Ele chamou a atenção para que não haja aumento na tributação do setor do agronegócio. Recentemente, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) afirmou ter se surpreendido com a ausência de isenção tributária a alimentos da cesta básica.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma estabelece uma alíquota única como regra geral, que sofrerá redução de 50% para bens e serviços específicos --os valores numéricos das alíquotas serão definidos posteriormente por projeto de lei. Pela proposta do relator, serão beneficiados com o desconto alimentos e produtos agropecuários e extrativos, entre outros.

A CNA, principal entidade do setor agropecuário, defendeu ainda que pequenos e médios produtores rurais não devem ser contribuintes diretos do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), 'também como ocorre em países como Espanha e Alemanha, e que seja criado um Regime Especial para Agricultura, Pecuária e Pesca'.

A entidade quer que produtores com faturamento anual de 4,8 milhões de reais 'não sejam obrigados ao tributo, mas tenham opção de adesão voluntária'.

Segundo a CNA, a remuneração do produtor rural integrado não deve sofrer a incidência do IVA.

A entidade demanda também que os créditos tributários sejam ressarcidos em até 60 dias, e que não sejam estornados.

Sobre a relação com cooperativas, a confederação busca 'impedir que haja tributação mais gravosa na relação entre cooperado e cooperativa do que aquela que incidiria se ele operasse individualmente ou por outro tipo societário'.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cna defende limites a taxacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.