Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com 41 mortos por ciclone, RS vê número de desaparecidos subir para 46

Placeholder - loading - Área atingida por ciclone em Roca Sales, no Rio Grande do Sul 07/09/2023 REUTERS/Diego Vara
Área atingida por ciclone em Roca Sales, no Rio Grande do Sul 07/09/2023 REUTERS/Diego Vara

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O número de desaparecidos em decorrência da passagem de um ciclone extratropical que provocou chuvas intensas e causou alagamentos e destruições no Rio Grande do Sul subiu para 46 nesta sexta-feira, informou o governo estadual, acrescentando que o número de mortos se manteve em 41.

A alta no número de desaparecidos deve-se à cidade de Muçum, que após registrar 9 desaparecidos na quinta-feira teve o dado elevado para 30. Muçum também concentra o maior número de vítimas fatais em decorrência da tragédia ocorrida entre segunda e terça-feira, com 15 mortos. Há ainda 8 desaparecidos em Arroio do Meio e 8 em Lajeado.

No total, de acordo com dados mais recentes, 87 municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas causadas pelo ciclone, que deixaram 3.193 desabrigados e 8.256 desalojados, ao transformar ruas em verdadeiros rios.

No início da noite, o governo do Rio Grande de Sul informou que, após uma semana de enchentes, a situação dos principais rios do Estado estava caminhando para a estabilidade, com a elevação das águas ocorrendo de maneira mais lenta e reduzindo o risco de desastres e estragos.

Os rios Guaíba, Taquari, Jacuí e Caí estão registrando declínio nos níveis da água, segundo o governo gaúcho, e alguns dos rios que causaram inundações que continuam subindo, como o Uruguai, Ibirapuitã e Sinos, estão com elevação lenta.

No entanto, apesar das perspectivas 'positivas no momento', disse o governo, há previsões de chuvas na próxima semana na metade sul do Estado, e a Defesa Civil manteve o risco de chuva forte para as próximas horas em algumas regiões.

Em coletiva de imprensa no final da tarde, Leite anunciou 1 bilhão de reais em novas operações de financiamento pelo Banrisul para as regiões atingidas pelo ciclone, com carência e prazos diferenciados.

O governador também informou que a Secretaria da Saúde estará disponibilizando 20 milhões de reais em recursos extraordinários para enfrentamento a eventos adversos, sendo 16,8 milhões com liberação imediata e 3,2 milhões em repasses futuros.

APOIO FEDERAL

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, deve visitar a região no próximo domingo, informou nesta sexta o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Índia para uma cúpula do G20.

'O presidente (em exercício) também decidiu visitar o Rio Grande do Sul no próximo domingo com uma comitiva de ministros e de ministras aonde nós vamos, mais uma vez, reunir com o governo do Estado, reunir com prefeitos, visitar regiões atingidas, para organizar ainda mais esse apoio necessário que o governo federal está disponibilizando para o governo do Estado e para as prefeituras, especialmente para as comunidades mais atingidas', disse Pimenta em coletiva após reunião que contou com representantes de 10 ministérios.

Conduzida por Alckmin, a reunião no Palácio do Planalto serviu para uma avaliação das medidas já tomadas em relação ao desastre e planejar novas ações.

Segundo Alckmin, o governo federal irá disponibilizar 800 reais por pessoa desabrigada. Os recursos serão repassados às prefeituras, que já podem se cadastrar a partir desta sexta-feira.

'A partir de hoje o governo, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, está liberando 800 reais por pessoa', anunciou o presidente em exercício.

'O critério é por pessoa atingida de cada município, mas o dinheiro vai ser transferido para o município, para ajudar os municípios a ajudarem as famílias desabrigadas', acrescentou.

Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, ainda não há um valor exato do total a ser disponibilizado pelo governo federal para as pessoas desabrigadas. Dias afirmou, no entanto, que trabalha-se com uma estimativa de 5 mil desabrigados, o que somaria ao todo 4 milhões de reais.

Durante a coletiva, Alckmin informou que o governo federal decidiu instalar uma 'sala de situação permanente' para abordar as consequências do ciclone.

O presidente em exercício também relatou que entre as medidas já tomadas está o envio de kits de medicação do Ministério da Saúde para 15 mil pessoas, 20 mil cestas básicas -- as primeiras 5 mil devem chegar no domingo -- e a atuação das Forças Armadas, que já conta com 450 militares na região e disponibilizou botes e helicópteros para o resgate de pessoas.

Mais cedo, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que o governo vai antecipar 'o pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais da Previdência para mais de 700 mil pessoas atingidas pela catástrofe'.

(Reportagem de Fernando Cardoso e Patricia Vilas Boas, em São Paulo e Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com 41 mortos por ciclone rs …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.