Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comer castanha-do-pará em excesso pode fazer mal à saúde

O problema está no selênio, mineral que, em excesso, pode ser tóxico.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Comer castanha-do-pará em excesso pode fazer mal à saúde"

Publicada em  

Apesar de a castanha-do-pará ser boa para a saúde, ela deve ser consumida na medida certa. Ela tem gordura boa, dá saciedade, é rica em minerais e tem poder antioxidante – mas também é rica em selênio, o que pode ser um problema.

O selênio é um mineral com função antioxidante, que ajuda a reduzir excesso de radicais livres no organismo, relacionado com o aparecimento de várias doenças, como aterosclerose. A castanha-do-pará é a principal fonte natural do mineral, mas o problema é que o mineral, em excesso, pode ser tóxico.

Segundo a nutricionista Graziela Biude Silva Duarte, que é doutora em ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e pesquisa a castanha-do-brasil, como é mais conhecida a noz no meio acadêmico, 15 unidades do alimento já podem causar diarreia. E se o consumo excessivo continuar por mais tempo, diz ela, a pessoa pode ter queda de cabelos e ficar com as unhas fracas – quadro clínico conhecido como selenose.

Qual é a quantidade recomendada de castanha?

Depende de onde vem o produto, porque a concentração de selênio na noz varia de acordo com a quantidade do mineral no solo. No Brasil, as castanhas da região Norte são as que mais têm selênio, e as do Sudeste, as que menos têm, segundo análises feitas pelo Laboratório de Nutrição e Minerais da USP.

Graziela diz que há desde castanhas-do-brasil com cerca de 50 microgramas de selênio até unidades com mil microgramas. A recomendação diária de selênio para adultos é de 55 microgramas por dia. A ingestão máxima tolerável, que não traz efeitos adversos para o organismo, é de 400 microgramas por dia.

Então, se for consumir a castanha-do-pará do Sudeste, em geral, pode comer até duas por dia. Se ela for da região Norte, talvez seja melhor comer uma ou duas unidades por semana.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comer castanha do para em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.