Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Como a psicologia positiva é capaz de melhorar o bem-estar

Especialista dá conselhos que podem ser inseridos na rotina diária

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Como a psicologia positiva é capaz de melhorar o bem-estar"

Publicada em  

Você já ouviu falar nesse campo científico? Segundo publicação da BBC da Espanha, essa vertente da psicologia já tem 20 anos e segue trazendo inúmeras técnicas para ajudar na melhora do estado de ânimo das pessoas. Inclusive, há algumas que podem ser aplicadas no cotidiano.

Sandi Mann, professora da Universidade Central de Lancashire, com vasta experiência em psicologia clínica, fornece algumas dicas muito úteis. Veja:

O ideal é ter uma espécie de um diário ou de alguma forma repassar os momentos de plenitude do dia-a-dia. O indicado é tentar enxergar as coisas que estão indo bem na vida.

Para Mann, o ser humano, tendo em vista tais aspectos positivos, deve responder no diário as questões abaixo:

  1. Que experiências te deram prazer?
  2. Que elogios e comentários recebeu?
  3. Quais foram os momentos de pura fortuna?
  4. Quais foram as suas conquistas, mesmo que pequenas?
  5. O que te fez se sentir grato?
  6. Como você expressa a sua amabilidade?


Segundo a especialista, os benefícios não só são gerados ao por no papel as respostas, como também, ao reler o material escrito anteriormente. Ao ler de novo o conteúdo, tal postura, também, pode auxiliar, até mesmo, a enfrentar situações difíceis no futuro.

Grande parte do programa é baseada em estudos científicos que mostram que se empenhar em alguma hora do dia para reavaliar os momentos vividos pode mudar lentamente a forma de pensar do ser humano e assim ele pode encontrar mais felicidade.

Generosidade

Aliás, quando o assunto é alegria, uma informação bem curiosa que pode ser aplicada no dia-a-dia: segundo estudo feito em mais de 130 países, empregar dinheiro para ajudar um estranho pode produzir mais felicidade do que quando alguém gasta quantia com si próprio. Então, a generosidade é um quesito imprescindível quando o assunto é ser feliz.

Tédio é produtivo

Para a expert no tema, é possível que o tédio tenha um lado bem positivo e pode incentivar as pessoas a sonhar acordadas, o que leva a um pensamento mais flexível na tarefa criativa.

Então, a sugestão é: quando há um problema, tente encontrar tempo para o ócio, e assim, poderá encontrar a solução criativa dentro da mente, coloca Mann.

Com o tempo, e essa prática, a tolerância pode, até mesmo, aumentar, pois o ser humano tende a aprender a ver os períodos de espera, não mais como agonizantes e sim como uma oportunidade para a calma e a reflexão.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. como a psicologia positiva e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.