Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Companhias aéreas dos EUA cortam centenas de voos nesta sexta-feira após diretriz do governo

Companhias aéreas dos EUA cortam centenas de voos nesta sexta-feira após diretriz do governo

Reuters

07/11/2025

Placeholder - loading - Avião decola do aeroporto de Laguardia, em Nova York 07/11/2025 REUTERS/Ryan Murphy
Avião decola do aeroporto de Laguardia, em Nova York 07/11/2025 REUTERS/Ryan Murphy

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - As companhias aéreas dos Estados Unidos se esforçaram nesta sexta-feira para cortar 4% dos voos em 40 grandes aeroportos, depois que o governo norte-americano impôs um corte sem precedentes nas viagens aéreas, citando preocupações com a segurança do controle de tráfego aéreo devido à paralisação governamental que já tem uma duração recorde.

Os cortes, que começaram às 8h (horário de Brasília), incluem cerca de 700 voos das quatro maiores companhias aéreas -- American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines -- e devem aumentar para 6% na terça-feira e depois para 10% até 14 de novembro, caso a paralisação do governo não termine.

Os cortes não se aplicam a voos internacionais.

O presidente-executivo da American Airlines, Robert Isom, não espera que as reduções iniciais de voos ordenadas pelo governo causem transtornos significativos para os clientes, disse ele nesta sexta-feira, alertando que o aumento dos cortes será 'problemático'.

'Esse nível de cancelamento vai crescer com o tempo e isso é algo que será problemático', disse Isom à CNBC.

A American disse à Reuters que seus 220 cancelamentos de voos nesta sexta-feira afetaram 12.000 passageiros e, em poucas horas, reacomodou a maioria deles.

Os cortes serão menores durante o fim de semana, já que os volumes de voos programados diminuem.

A United Airlines disse que metade de seus clientes afetados conseguiu ser reacomodada dentro de quatro horas do horário original de partida. A United, que cancelou 184 voos nesta sexta-feira, cortará 168 no sábado e 158 no domingo.

Na quarta-feira, o secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, anunciou planos de cortar 10% dos voos a partir de sexta-feira, mas disse em um fórum nesta sexta-feira que a 'equipe de segurança disse que isso poderia ser ainda mais perturbador' e, em vez disso, optou por reduzi-los gradualmente a partir de 4%.

Duffy disse que os dados de segurança estão por trás da mudança, incluindo incidentes de aviões que não mantiveram a separação e incursões no solo.

'Recebemos mais reclamações de pilotos que disseram, bem, o controlador está menos receptivo a mim, ou os controladores parecem estar mais estressados', disse Duffy. 'Os números estão indo na direção errada.'

(Reportagem de David Shepardson)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.