Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Confira seis dicas de como dormir bem para evitar complicações futuras

Especialistas alertam: nossa sociedade cada vez mais vai contra o ritmo natural do corpo

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Confira seis dicas de como dormir bem para evitar complicações futuras"

Publicada em  

Noites mal dormidas podem trazer problemas mais sérios: especialistas alertam para o aumento das chances de depressão, transtorno bipolar e outros problemas de saúde. E isso serve de aviso para uma sociedade que cada vez mais vai contra o ritmo natural do corpo.

Para dormir bem e evitar maiores complicações, estas são algumas dicas:

1- Limite sua exposição à luz durante a noite

Aparelhos, como computadores e celulares, produzem uma luz azul muito poderosa que atrasa nossa sensação de sono – ela bloqueia a liberação de melatonina, o hormônio que nosso corpo produz que nos envia o sinal de quando está na hora de dormir.

Manter distância desse tipo de dispositivo cerca de uma hora e meia antes de você ir dormir é uma excelente estratégia para garantir uma boa noite de sono, segundo Malcolm von Schantz, da Universidade de Surrey.

É importante lembrar que, enquanto a luz azul à noite é ruim para o seu sono, é também aconselhável limitar a exposição à luz elétrica depois que escureceu. Isso pode ser feito usando luz mais fraca de abajures ou mantendo os quartos na escuridão com cortinas mais escuras.

2- Seja consistente

Manter um hábito saudável de sono também nos fins de semana ajuda a reduzir o jet lag social. Quanto maior esse jet lag, mais prejudicial ele será para a saúde –pode causar o aumento do risco de doenças cardíacas e outros problemas metabólicos.

E quanto a acordar mais tarde? Para Von Schantz, também não é uma boa ideia. "Se você quer ficar mais na cama, é sinal de que você está precisando repor o sono", diz.

3- Faça do seu quarto um lugar confortável para dormir

Para fazer isso, o ideal é manter telefones, computadores e laptops em outro cômodo e considerar usar um despertador que não seja aquele do seu celular. Deixar o quarto com uma temperatura mais baixa também pode ajudar.

4- Aproveitar o sol da manhã

Nosso relógio biológico está desenhado para seguir o ritmo do sol. Mas muita gente não aproveita a luz do sol de manhã e acaba se expondo muito a ela depois do pôr do sol.

Uma estratégia pode ser abrir as cortinas para deixar o sol entrar o máximo possível ou então sair para correr logo que acordar.

5- Tenha uma rotina antes de ir dormir

Quando você estabelece uma rotina antes de ir dormir, isso ajuda a sinalizar todos os dias para os nossos corpos quando é a hora de ir para a cama, explica Ben Carter, da King's College London.

Atividades como ler um livro, ouvir um podcast ou tomar um banho podem ajudar nossa mente a entender que estamos nos preparando para dormir.

6- Evite todas as bebidas com cafeína

A maioria de nós entende que um café tomado tarde da noite pode dificultar nossa capacidade de pegar no sono na hora de dormir. Mas o que muita gente talvez não note é que qualquer bebida que contenha cafeína tem o mesmo efeito, mesmo se for tomada muito no início da noite.

Alguns tipos de chás e refrigerantes, por exemplo, podem conter cafeína na composição – e ela fica no nosso organismo por cinco a nove horas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. confira seis dicas de como …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.