Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça a influência de Eddie Van Halen na história da música

Guitarrista está eternizado

Placeholder - loading - Lynn Goldsmith/Corbis/VCG – Getty Images/Divulgação
Lynn Goldsmith/Corbis/VCG – Getty Images/Divulgação

Publicada em  

Eddie Van Halen, emblemático guitarrista e gênio por trás da banda de hard rock Van Halen, morreu aos 65 anos nesta terça-feira (6), após uma constante e árdua batalha contra um câncer na garganta. O musicista é considerado por muitos um dos pioneiros na arte técnica do instrumento musical, e contribuiu para a indústria musical como um dos maiores mestres do rock.

Veja também: Rolling Stone elege os dez melhores guitarristas

Edward Ledewijk Van Halen nasceu em Amsterdã, no dia 26 de janeiro de 1955. Eddie não era só instrumentador, mas também compositor, arranjador e produtor musical. O trabalho do artista ficou marcado por aperfeiçoar o objeto guitarra, pois, na época em que começou a performar, o musicista buscou perfeição técnica que justificaria cada riff e acorde nas canções que assinava. A técnica “tapping” – que consiste em constantes batidas nas cordas da guitarra sobre o braço dela, fazendo o instrumento aumentar o leque de possibilidades sonoras –, foi popularizada e melhorada pelo guitarrista.

A contribuição de Eddie não foi apenas para o Van Halen, já que o músico foi creditado por produções formidáveis em colaboração com artistas icônicos da indústria. Um exemplo disso é o riff de guitarra que abre a faixa “Beat It”, do lendário Rei do Pop, Michael Jackson. Uma curiosidade sobre essa produção, é que durante a gravação, um alto-falante chegou a explodir no estúdio, segundo o que o produtor Quincy Jones disse em entrevista na época.

Além de MJ, Van Halen também é descrito como inspiração para diversas outras estrelas dentro do gênero. Gene Simmons, baixista e vocalista da banda Kiss, postou nas redes sociais o quanto estava abalado pela morte do amigo, além de Ozzy Osbourne, do Black Sabbath, ter declarado que o musicista deixava qualquer outro guitarrista “comendo poeira”, e que todos tentavam ser como ele.

Eddie Van Halen não foi uma lenda, ele criou este conceito. O músico tornou a guitarra uma extensão de seu corpo e transformou completamente o sentido da frase “tocar guitarra”. Eddie Van Halen entra para o hall de personalidades únicas, que apenas existiram uma vez em toda a história, juntando-se a Michael Jackson, David Bowie, Jim Morrison (The Doors), John Lennon e diversos outros mestres desta expressão artística tão fantástica que é a música.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca a influencia de eddie …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.