Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça a sarcopenia, condição que causa perda muscular em pessoas mais velhas

Saiba como reverter a condição e seguir uma vida normal.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça a sarcopenia, condição que causa perda muscular em pessoas mais velhas"

Publicada em  

Muitas pessoas acima dos 50 anos, mesmo fazendo exercícios físicos devidamente, sofrem com a perda muscular. E segundo a fisioterapeuta Marilyn Moffat, professora da Universidade de Nova York, isso pode ser graças a uma condição chamada sarcopenia.

Ela tem início aos 40 anos e, sem intervenção, piora cada vez mais, com até metade da massa muscular perdida aos 70 anos – que é substituída por tecido adiposo e fibroso, fazendo com que os músculos se assemelhem a um bem bife marmorizado.

"A sarcopenia pode ser considerada para o músculo o que a osteoporose é para o osso", escreveu o Dr. John E. Morley, geriatra da Escola de Medicina da Universidade de Saint Louis, na revista Family Practice. Ele ressaltou que até 13 por cento das pessoas em seus 60 anos e até metade das pessoas em seus 80 anos têm sarcopenia.

Como disse o Dr. Jeremy D. Walston, geriatra da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, “a sarcopenia é uma das causas mais importantes de declínio funcional e perda de independência em idosos”.

No entanto, poucos médicos alertam seus pacientes mais velhos para essa condição, que pode comprometer o bem-estar físico e emocional e a capacidade de realizar as tarefas cotidianas. A sarcopenia também está associada a uma série de doenças crônicas – menor resistência à insulina, fadiga, quedas e, infelizmente, à morte.

Um declínio na atividade física, comum entre pessoas mais velhas, é apenas uma das razões pelas quais a sarcopenia acontece. Outros fatores contribuintes incluem alterações hormonais, doenças crônicas, inflamação generalizada e má nutrição.

Mas a boa notícia é que não importa o quão velho ou fora de forma você esteja, é possível restaurar grande parte da força que você já perdeu.

Então, o que você está esperando? Se você é atualmente sedentário ou tem uma doença crônica grave, verifique primeiro com seu médico. Mas, assim que ele der o sinal verde, inicie um programa de treinamento de força usando pesos livres, faixas de resistência ou máquinas, de preferência depois de tirar algumas lições de um fisioterapeuta ou instrutor certificado.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca a sarcopenia condicao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.