Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça as lavadoras de roupas, que funcionam quase sem água

Aparelho retira a sujeira dos tecidos, usando pequenas esferas de polímeros

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça as lavadoras de roupas, que funcionam quase sem água"

Publicada em  

Segundo publicação da rede BBC, a máquina de lavar roupa, da empresa britânica Xeros, possui um atributo diferente, para retirar a sujeira dos tecidos são utilizadas bolinhas de polímeros, em vez de depender totalmente do fluido mais comum: a água. Os gestores da companhia, dentre eles, Charl de Beer, implementaram a novidade, pois enxergaram que para manter o seu negócio em ascensão, necessitavam reduzir o consumo do líquido.

Tendo em vista o contexto mundial, a tecnologia pode ser bem viável, pois, todos estamos suscetíveis a graves problemas de escassez do recurso natural, hoje, inclusive, algumas nações sofrem com o problema em larga escala. Mas, isso, no futuro, provavelmente, atingirá o globo como um todo. Então, economizar água sempre é uma boa pedida.

O novo aparelho, aparentemente, é capaz de minimizar a quantidade de água usada na lavagem de tecidos em até 80%. Em resumo, as esferas de polímero substituem o líquido.

A companhia inglesa iniciou a venda das máquinas de lavar roupa, sob a marca Hidrofinity, desenvolvidas a partir de pesquisas científicas feitas na Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Como funciona

Para Stephen Burkinshaw, chefe de química textil da faculdade, os polímeros de nylon têm uma polaridade inerente que atrai a sujeira e pode substituir quase toda a água usada em um ciclo de lavagem.

Após começar o ciclo, a máquina acrescenta umas 23 mil esferas pequenas de polímeros, chamadas pela companhia de XOrbs- com um peso total de 6 quilogramas, além disso, são inseridos: um copo de água e detergente.

Desse modo, as esferas absorvem a sujeira, logo são retiradas do tambor pela máquina, e são armazenadas para serem reutilizadas em uma próxima oportunidade.

Comparações

O aparelho, voltado ao uso doméstico, requer 50% menos do fluido do que uma máquina convencional, enquanto que uma versão comercial usa 80% menos do líquido.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca as lavadoras de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.