Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça nova técnica que pode reabilitar pulmões danificados

Método poderia ajudar a salvar pacientes

Placeholder - loading - Pulmão pode ser beneficiado por novo método. Crédito da imagem: iStock
Pulmão pode ser beneficiado por novo método. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

De acordo com a Agência de Notícias, Europa Press, um novo método promete ser benéfico para os pulmões, principalmente, para aqueles que estão bastante ruins. Isso, por exemplo, seria uma alternativa para pacientes que se encontram com doença pulmonar em etapa terminal.


Aliás, segundo, Matthew Bacchetta, professor associado de Cirurgia Toráxica e Cardíaca no Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, hoje, aproximadamente, 80% dos pulmões de doadores estão muito danificados para serem considerados adequados para um transplante.


Bacchetta e seus colegas da Universidade de Columbia publicaram estudo na 'Nature Communications' que demonstra que um método de circulação cruzada pode manter o órgão durante 36 horas, o que fornece aos médicos tempo para reabilitar o pulmão e testar novas intervenções.

Os pulmões regenerados, também, cumpriram com os critérios para transplante.

Para Bacchetta, esse trabalho estabeleceu um novo ponto de referência na recuperação de órgãos e abre novos caminhos. Até porque a ferramenta poderia ser aplicada em outras partes do corpo, como coração, rins e fígado.


A pesquisa estava focada nos pulmões lesionados devido, por exemplo, à aspiração gástrica.


O método de estudo usado para regenerar o pulmão em modelos animais resultou em uma melhora significativa da função pulmonar, da regeneração celular e do tempo para desenvolver ferramentas de diagnóstico para a evolução e reparação de órgãos.



Esse avance científico pode aumentar a quantidade de órgãos disponíveis para transplante, de modo que, a comunidade científica consiga, então, se aproximar da vitória: que nenhum paciente morra a espera de um órgão.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca nova tecnica que pode …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.