Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça o circuito do Montanhas Experience

Com muitas curvas e tombos as trilhas são recheadas de aventura

Placeholder - loading - Imagem: Vinícius Novais / Antena 1
Imagem: Vinícius Novais / Antena 1

Publicada em  

Um rally não é igual a Fórmula 1, com carros lutando pela liderança com velocidade em disputa de posições na pista. Esse tipo de competição é feito com as tomadas de tempo nos PELs (Prova Em Linha). Um PEL é um trecho de trilha onde o tempo acontece, quando realmente a competição está valendo. Cada PEL é separada por uma trilha ou percurso e nesse trecho o tempo não é contato, nele só vale a diversão e a aventura.

O circuito do rally do Montanha Experience, antigo Enduro, é diferente a cada ano para o fator surpresa não se perder em meio as subidas e decidas das trilhas. O percurso de 2021 foi dividio em 3 Pels e cada um com uma forma diferente e com novos desafios.

Imagem Vinícius Novais

Entenda cada trecho dos percursos:

1. PEL:

O primeiro PEL é mais técnico, recheado de descidas e considerado mais travado pelos competidores, por conta de sua baixa velocidade. O trecho é marcado pelos desníveis e por cavas profundas com muitas curvas sinuosas.

2. PEL

Já o segundo PEL puxa o acelerador e chega nas velocidades médias. O trecho é de pista simples (single track) com trechos mais lisos que permitem exatamente essa velocidade maior. Mas nem só facilidades marcam esse trecho, muita lama e atoleiros exigem habilidades dos pilotos para escolher o terreno para passar pelos obstáculos da floresta mais húmida e sinuosa

3. PEL

O terceiro e último PEL fecha a competição com muito mais velocidade. O terreno do trecho é mais aberto e conta com pedaços de estrada cascalho que permitem acelerar muito. O último PEL é o mais longo, de 8 KM e passa por um trecho de condomínio que foi cedido para a competição.

Imagem Vinícius Novais

A competição teve seus trechos bem equilibrados com períodos mais difíceis e outros mais fáceis, alguns mais rápidos e outros que exigiam mais atenção, mas com certeza nunca faltou emoção e aventura.

Pelo percurso o ainda existem os CHs (Centro de Horário) que prestam assistência aos pilotos com água, refrigerante, alguma comida e muito descanso. Afinal, no Montanha Experience de 2021 teve muito sol no sábado. “O Sol quis prestigiar o evento” brinca Joa Bicudo um dos colaboradores do evento.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca o circuito do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.