Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça os benefícios do repouso para o aprendizado

De acordo com pesquisa, um curto período de descanso, depois de aprender algo novo, pode ajudar na memorização dos detalhes

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça os benefícios do repouso para o aprendizado"

Publicada em  

Segundo estudo, descansar por 10 minutos, após aprender algo novo , pode ajudar a fixar as minúcias. Para autores da pesquisa, esse repouso é favorável ao fortalecimento de memórias recém-adquiridas.


O trabalho, que foi publicado no periódico Nature Scientific Reports, mostrou que o hábito pode auxiliar jovens estudantes.

Para chegar a conclusão, equipe da Universidade de Herriot-Watt, no Reino Unido, fez um teste de memória embasado em fotos, visando analisar a capacidade de reter dados detalhados.

Cerca de 60 homens e mulheres, com idade média de 21 anos, foram os voluntários, os quais visualizaram uma série de fotos. Eles tinham a missão de categorizar fotos "antigas" e "parecidas". Caso a capacidade dos participantes quanto à retenção dos pormenores tivesse um bom nível, participantes perceberiam que as imagens eram semelhantes.

Para um dos autores do arquivo científico, caso as memórias não tão detalhadas fossem armazenadas, a tendência é que a pessoa não perceba as peculiaridades sutis nas fotos parecidas, podendo, assim, confundi-las com o material mais antigo,visto anteriormente.

Aqueles que descansaram, após a apresentação do conteúdo, tiveram melhor desempenho em notar as diferenças sutis nas fotos similares.


Porém, mais estudos precisam ser feitos para compreender os fatores, que estão por trás do fenômeno.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca os beneficios do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.