alexametrics
Conectando

    Conheça os fatores de risco do diabetes

    Números de diabéticos cresce significativamente. Especialistas, citam os possíveis motivos desse aumento. Doença não tem cura e pode trazer consequências graves.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Segundo especialistas, estar acima do peso; não praticar exercícios físicos; ter alimentação rica em doces e farinhas brancas são fatores de risco para desenvolver o diabetes.  Essa enfermidade aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde que podem levar à cegueira. 

    O número de pessoas com essa enfermidade crescem no mundo de maneira alarmante , além disso a doença não tem cura e é grave. Sendo ela,  a maior causadora de amputações não-traumáticas do mundo.

    Diabetes, também, aumenta o risco de ter glaucoma em 40%; e em 60% de desenvolver catarata . Ambos podem levar à cegueira. Além disso, diabéticos que vierem a ter problemas cardiovasculares e acidente vascular cerebral têm de duas a quatro vezes mais a chance de morrer por esses impactos.

    Últimos dados atualizados, mostram que o Brasil possui mais de 10 milhões de diabéticos, o país está na quarta posição do ranking mundial.

    Segundo pesquisa divulgada em abril deste ano pelo Ministério da Saúde,  índices crescem de forma impressionante: em 10 anos, diabetes aumentou mais de 60% no país.

    De acordo com especialistas, o estilo de vida atual é propenso para que se adquira esse tipo de enfermidade, principalmente, quando há alimentação de péssima qualidade e sedentarismo.

    Mas, afinal, o que é a diabetes, de maneira simplificada é a taxa alta de glicose no sangue,  porque o pâncreas passa a não produzir ou começa a produzir de modo insuficiente a insulina. Esse hormônio faz com que a glicose consiga entrar nas células.

    A obesidade é um dos fatores que torna a ação da insulina mais difícil. Por conta disso, níveis de açúcar no sangue permanecem elevados, tornando o ambiente favorável para o surgimento da doença.

    Outros fatores de risco são o diagnóstico de pré-diabetes,  a pressão alta, o colesterol alto ou alterações de triglicerídeos no sangue. Além, da genética ou diabetes gestacional.

    Porque doces estão relacionados a doença?

    Comer muitos doces pode fazer com que as pessoas ganhem peso, e por isso, pode ser perigoso.

    No entanto, apenas esse tipo de alimento dificilmente é capaz de desencadear a enfermidade. E sim, a alimentação como um todo deve ser avaliada.  Pois, por exemplo, outros produtos feitos com farinha branca, como: biscoitos, macarrão, pães podem contribuir para o surgimento do problema.

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.