Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça os óculos ‘autofocais’

A ideia é fruto da mente de pesquisadores norte-americanos, mas, o item, em si, deverá estar disponível mais futuramente

Placeholder - loading - Se depender desse invento, quem tem presbiopia no futuro não usurá mais lentes convencionais. Crédito da imagem: iStock
Se depender desse invento, quem tem presbiopia no futuro não usurá mais lentes convencionais. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Segundo publicação do jornal argentino, La Nacion, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão fazendo testes com um protótipo de óculos inteligentes, que rastreia os olhos e possui foco automático.

O item seria voltado para quem tem presbiopia, e precisa usar as atuais lentes progressivas.

A doença afeta, geralmente, aqueles a partir dos 45 anos de idade, e acontece quando os olhos perdem elasticidade necessária para focar em objetos próximos.

Por enquanto, o protótipo se parece com um óculos de realidade virtual, mas a equipe planeja simplificar tudo e criar outras versões.

Apelidado de "óculos autofocais’’, o material visa resolver o problema principal das lentes progressivas atuais, que requerem que o usuário alinhe a sua cabeça para focalizar tudo corretamente.

O recurso funciona de modo parecido com uma lente de contato, com lentes líquidas. Também possui sensores de rastreamento ocular que triangulam onde um indivíduo está olhando e determina a distância exata do objeto de interesse. Mas, o time de profissionais não criou nenhum dos dispositivos citados acima e sim foi responsável pelo desenvolvimento de um software, que usa os dados do rastreamento para manter as lentes cheias de líquido em um foco constante e perfeito.

O produto foi testado por 56 pessoas com a enfermidade. Elas disseram que as lentes de foco automático funcionavam de forma melhor e mais rápida do que as convencionais para a leitura e outras tarefas.

Contudo, os cientistas ainda precisam de mais tempo para reduzir o protótipo de tamanho, deixando-o leve, eficiente em energia e com um design mais atrativo.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca os oculos autofocais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.