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    Consumir a quantidade ideal de fibras pode ajudar na perda de peso

    Ingestão do nutriente, desde que esteja de acordo com dose recomendada, favorece à saúde em diversos aspectos

    Por Redação

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    Alimentos como, aveia, maçã, ameixa, brócolis, batata-doce e grãos integrais são alguns dos mais ricos em fibras. Ingerir a quantidade adequada desse tipo de nutriente, de acordo com a faixa-etária, traz muitos benefícios. Podendo contribuir para a redução de peso, por exemplo.  Claro, que somente a mudança no hábito alimentar não faz milagres, é imprescindível, aliar a dieta saudável com a prática de exercícios físicos regulares.

     

    Mais Benefícios

    A fibra, também, auxilia na saúde digestiva, diminui o risco de enfermidades cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer de cólon; reduz os níveis do mau colesterol; favorece o índice glicêmico em diabéticos, além disso, é capaz de fazer com que o indivíduo se sinta satisfeito por mais tempo.

     

    A fibra ainda possui frutooligossacarídeos, as quais colaboram para o equilíbrio intestinal; e inulina, tipo de carboidrato vegetal, que ajuda na perda de peso

    Quantidade ideal

    Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a ingestão diária recomendada varia de acordo com a idade, pois os requisitos de energia são distintos ao longo da vida.


    Crianças:
    De 1 a 3 anos- 14 gramas
    De 4 a 8 anos- 16,8 a 19,6 gramas
    De 9 a 13 anos- 22,4 a 25,2 gramas

    Adolescentes: 
    De 14 e 18 anos: 25,2 a 30,8 gramas

    Adultos: 
    Homem: 34 gramas
    Mulher: 28 gramas


    Mais recomendações

    Quem não tem o costume de se alimentar com essa substância, deve acrescentar a quantidade aos poucos com o passar do tempo. Uma dica é nunca ultrapassar 70 gramas diárias, pois isso pode desencadear em inúmeros problemas.

    Outra questão é que a dose diária de fibra não deve ser consumida de uma vez só. É crucial dividi-la ao longo do dia. 

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