Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Consumo de frutos do mar na gestação beneficia feto

Posteriormente, na infância, essas crianças demonstram ter mais atenção dos que as demais

Placeholder - loading - Ingestão de peixe faz bem ao feto na gestação, aponta pesquisa. Crédito: iStock
Ingestão de peixe faz bem ao feto na gestação, aponta pesquisa. Crédito: iStock

Publicada em  

Segundo nova pesquisa feita por cientistas espanhóis, comer peixe durante os primeiros meses da gravidez pode afetar de modo positivo os bebês. Isso pode impactar na capacidade de atenção dos pequenos, quando eles já forem maiores.

O ideal é inserir na dieta variados tipos de pescados, mas, outra alternativa seria optar por ingerir os peixes do tipo branco e ou azul.

O estudo foi realizado por cientistas do Instituto de Saúde Global de Barcelona e divulgado pelo jornal colombiano, El Espectador, mostrando a relação existente entre a ingestão dos frutos do mar durante a gravidez e a capacidade de atenção das crianças aos 8 anos de idade.

Os resultados, publicados na revista International Journal of Epidemiology, sugerem que quando a mãe tem dieta rica em peixe, principalmente, se isso ocorrer no primeiro trimestre da gestação, haverá benefícios posteriores.

A pesquisa foi feita com 1.641 pares de mães e filhos. Durante nove meses, elas responderam questionários para averiguar sobre a alimentação.

Quando as crianças tinham 5 e 8 anos, foram realizados testes para avaliar a atenção de cada um. Nesse período, outros dados também foram recolhidos.

O nível de atenção foi maior em se tratando dos pequenos em que as mães consumiram peixe durante o período já citado.

É importante lembrar que a formação do cérebro acontece na gravidez e que certos nutrientes dos pescados, como os ácidos graxos, são fundamentais em determinados processos. Eles são essenciais na definição da estrutura desse órgão do feto, exercendo impacto neuropsicológico posterior.

Tanto os filhos como as filhas, daquelas com alimentação rica em variados peixes, como no caso, das mães, que tinham dieta composta por peixe azul e branco ou só um dos tipos, apresentaram bons resultados nas provas de atenção.

Agora, é necessário aprimorar os estudos para descobrir com exatidão que espécies e quantidades são realmente boas para o desenvolvimento do feto.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. consumo de frutos do mar na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.