alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Contato com a natureza pode beneficiar a saúde, apontam cientistas

    É possível que o hábito de passear no parque, por exemplo, ajude no tratamento de enfermidades e até mesmo auxilie a diminuir o estresse

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    De acordo com uma reportagem do jornal 'The New York Times' replicado pela imprensa argentina, muitos pesquisadores do exterior recomendam que sejam feitas caminhadas em um parque para ajudar a reduzir o estresse. Cada vez há mais cientistas que acreditam que ter um tempo para curtir atividades ao ar  livre  pode servir como tratamento para males físicos e mentais.

     Um pediatra dos Estados Unidos, inclusive, possui uma ONG, chamada de Park Rx America. A organização, por sinal, tem um site o qual auxilia médicos a encontrarem parques. Além disso, são prescritas receitas personalizadas cotendo a localização da área verde, o tipo de exercício e a duração.

    Ainda segundo a matéria internacional, certos estudiosos indicam que apreciar a natureza, especificamente em parques e áreas verdes, pode ajudar na redução do estresse e da pressão arterial, melhorando, também,  a variação da frequência cardíaca e ajuda a minimizar os níveis de cortisol. Porém, essa opinião não é consenso no mundo acadêmico, mas há uma quantidade significativa de cientistas em diversas parte do mundo que concordam com a premissa.

    Na reportagem, profissionais de países diferentes relataram algo referente ao contato com a natureza, como no Japão e no Canadá.

    Um cirurgião japonês, por exemplo, recomenda a seus pacientes que se sentem ou deitem no gramado de um parque e escutem os sons da natureza.

    Já no Canadá, uma outra doutora declarou ter se sentido relaxada e em paz, após ela mesmo ter testado essa teoria. Ela e um grupo fizeram uma caminhada guiada, consciente e muito lenta em um parque.

    Alguns investigadores dizem que um componente emitido pelas árvores possui efeito fisiológico- podendo impactar nos níveis de estresse. Outros levantam a bandeira de que os sons produzidos pela natureza são benéficos. Enfim, esse um tema em constante debate. No entanto, não custa tentar adotar um hábito relativamente simples com grandes chances de ser eficaz.  

    1. Home
    2. noticias
    3. contato com a natureza pode …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.