Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Corte Internacional ouvirá demanda da Armênia por retirada do Azerbaijão

Placeholder - loading - Refugiados de Nagorno-Karabakh chegam em Kornidzor  29/9/2023   REUTERS/Irakli Gedenidze
Refugiados de Nagorno-Karabakh chegam em Kornidzor 29/9/2023 REUTERS/Irakli Gedenidze

Publicada em  

HAIA (Reuters) - A Corte Internacional se reunirá na próxima quinta-feira para ouvir a demanda da Armênia por uma ordem de emergência para que o Azerbaijão retire todas as suas tropas dos estabelecimentos civis em Nagorno-Karabakh, disse o tribunal nesta sexta-feira.

É a quarta vez que a Corte Internacional, formalmente conhecida como Corte Internacional de Justiça, ouvirá um pedido de medidas de emergência como parte de duas disputas legais entre a Armênia e o Azerbaijão. Ambos os Estados se acusam mutuamente perante a CIJ de violar um tratado antidiscriminação da ONU.

Em fevereiro, a mais alta corte das Nações Unidas ordenou que o Azerbaijão assegurasse a livre circulação pelo corredor de Lachin de e para Nagorno-Karabakh, depois de já ter determinado a ambos os lados, em dezembro do ano passado, que se abstivessem de quaisquer ações que pudessem agravar sua disputa.

No mês passado, o Azerbaijão lançou uma operação militar que fez com que mais de 100.000 armênios fugissem de Nagorno-Karabakh. A Armênia acusou o Azerbaijão de 'limpeza étnica' em Karabakh, o que Baku nega.

A Corte Internacional em Haia é o tribunal da ONU para resolver disputas entre países. Suas decisões são obrigatórias, mas não tem meios diretos de aplicá-las.

(Reportagem de Stephanie van den Berg)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. corte internacional ouvira …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.