Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cruz Vermelha vasculha ruas de Nagorno-Karabakh em busca de moradores restantes

Placeholder - loading - Cidade de Stepanakert após êxodo em massa de Nagorno-Karabakh 02/10/2023 REUTERS/Aziz Karimov
Cidade de Stepanakert após êxodo em massa de Nagorno-Karabakh 02/10/2023 REUTERS/Aziz Karimov

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - Apenas algumas centenas de pessoas ainda restam na capital de Nagorno-Karabakh, incluindo doentes, portadores de deficiência e idosos, disse uma autoridade do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) nesta terça-feira, descrevendo o cenário de ruas vazias como 'surreal'.

As forças do Azerbaijão assumiram o controle do enclave em seu território povoado por armênios étnicos, provocando um êxodo de mais de 100.000 pessoas.

'A cidade agora está completamente deserta', disse o líder da equipe do CICV, Marco Succi, por videoconferência direto da capital de Nagorno-Karabakh, conhecida como Stepanakert pela Armênia e Khankendi pelo Azerbaijão.

'Os hospitais .... não estão funcionando; a equipe médica foi embora; as autoridades do conselho de água foram embora; o diretor do necrotério também foi embora. Portanto, nesse cenário, a cena é bastante surreal.'

Uma equipe do CICV está agora vasculhando as ruas com megafones em busca de moradores restantes, disse ele em uma coletiva de imprensa em Genebra. Uma das pessoas encontradas foi Susanna, uma paciente idosa com câncer, que estava começando a mostrar sinais de anemia e desnutrição, apesar das provisões deixadas por seus vizinhos.

'Em uma observação pessoal, devo dizer que é muito difícil encontrar os mais vulneráveis em necessidade, em circunstâncias como essa, e encontrar Susanna sozinha foi realmente um momento emocionante', disse ele. Ela foi levada de ambulância para a Armênia.

Questionado sobre a presença do Azerbaijão na capital, ele disse que forças policiais estavam patrulhando as ruas.

(Por Emma Farge)

((Tradução Redação São Paulo, +55 11 5047-3075)) REUTERS FC ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cruz vermelha vasculha ruas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.