Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cuba não é contra seus cidadãos lutarem pela Rússia na Ucrânia, diz embaixador

Placeholder - loading - Silhueta da cidade é vista através de bandeira cubana durante protesto contra o embargo econômico dos EUA a Cuba, em Madrid, Espanha 26/07/2021 REUTERS/Juan Medina
Silhueta da cidade é vista através de bandeira cubana durante protesto contra o embargo econômico dos EUA a Cuba, em Madrid, Espanha 26/07/2021 REUTERS/Juan Medina

Publicada em  

(Reuters) - Cuba não é contra a participação legal de seus cidadãos na guerra da Rússia na Ucrânia, informou a agência de notícias estatal russa RIA nesta quinta-feira citando o embaixador cubano em Moscou, apesar da repressão de Havana ao tráfico de cubanos para lutar pelo Kremlin.

Na semana passada, autoridades cubanas afirmaram ter detido 17 pessoas sob acusações relacionadas a uma quadrilha de traficantes de seres humanos que supostamente teria aliciado jovens cubanos para servir nas forças armadas russas no conflito na Ucrânia.

O embaixador cubano em Moscou, Julio Antonio Garmendia Pena, disse que os presos, todos cidadãos cubanos, estavam envolvidos em atividades ilegais e infringiram a lei.

“Não temos nada contra os cubanos que querem apenas assinar um contrato e participar legalmente com o Exército russo nesta operação. Mas somos contra a ilegalidade, e estas operações que nada têm a ver com o campo jurídico”, divulgou a RIA, citando o embaixador cubano.

Pena não disse se o governo de Cuba também estaria tranquilo em relação aos cidadãos que lutam do lado da Ucrânia na guerra, agora em seu 19º mês.

Na última semana, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba que a rede de tráfico de pessoas -- que as autoridades agora trabalham para 'neutralizar e desmantelar' -- operava a partir da Rússia 'para incorporar cidadãos cubanos que viviam lá, e até mesmo alguns de Cuba, nas forças militares que participam nas operações de guerra na Ucrânia'.

O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a um pedido da Reuters para comentar o assunto.

De fortes laços políticos com Cuba, governada pelos comunistas, a Rússia é há muito tempo um destino importante para migrantes cubanos que buscam escapar da estagnação econômica de seu país.

(Reportagem de Maxim Rodionov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cuba nao e contra seus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.