Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Curiosidade: Parcerias musicais do Toto

Eles foram uma das bandas de estúdio mais requisitadas de Los Angeles nas décadas de 70 e 80

Placeholder - loading - Parcerias musicais do Toto.Divulgação
Parcerias musicais do Toto.Divulgação

Publicada em  

Toto é uma banda de rock norte-americana, vencedora do Grammy, formada em Los Angeles, Califórnia, em 1977. Era composta por Bobby Kimball (voz), Steve Lukather (guitarra), David Paich (teclados), Steve Porcaro (baixo e teclados), David Hungate (baixo) e Jeff Porcaro (bateria). O grupo se conheceu no ensino médio e durante a década de 70, se tornaram alguns dos músicos mais ocupados do mundo da música, graças às sessões de estúdio.

Altamente talentosos e com uma forte sintonia nos estúdios de Los Angeles, eles se tornaram altamente requisitados em um período em que muitos discos excelentes estavam sendo gravados. O currículo dos membros do Toto como músicos de estúdio é praticamente impossível de ser compilado. Quase certamente nem eles próprios lembram de todas as colaborações que tiveram com artistas que sequer chegaram a conhecer pessoalmente.

Eles estiveram envolvidos em processos criativos gigantescos que resultaram na criação de obras renomadas de figuras como Barbra Streisand, Earth, Wind & Fire, Stevie Nicks, Miles Davis, Joni Mitchell, Bruce Springsteen e Roger Waters.

Além dessas colaborações, conheça alguns artistas que os membros da banda auxiliaram na produção:

Elton John

Capa de ‘Victim of Love’.Divulgação
Toque para aumentar

Elton John sempre foi um dos artistas favoritos dos membros do Toto. Steve Lukather tocou em uma série de seus álbuns, começando com "Victim of Love", em 1979. Uma situação interessante foi compartilhada na autobiografia de Lukather, "The Gospel According to Luke", sobre seu pedido de folga do Toto para trabalhar com seu herói musical de todos os tempos. Segundo o guitarrista, David Paich "fez um trabalho totalmente convincente ao parecer chateado e disse: 'Não seria legal se você nos deixasse para trabalhar com meu herói musical de todos os tempos?'".

Mas, Lukather não foi o único a participar de sessões de trabalho com o artista britânico. David Paich mais tarde apareceu com o guitarrista no álbum "21 at 33", também de 1979. Jeff e Steve Porcaro se juntaram a Lukather no álbum de John de 1981, "The Fox", e Jeff Porcaro apareceu em "Jump Up!", de 1982.



Aretha Franklin

Capa de “Aretha”.Divulgação
Toque para aumentar

Em 1980, a rainha do Soul, Aretha Franklin, gravou o seu 26º álbum de estúdio, que também é o seu segundo homônio. Dentro de "Aretha", o guitarrista do Toto, Steve Lukather, junto com o baterista Jeff Porcaro e David Paich nos teclados, tocaram em diversas faixas. O primeiro single, "United Together", alcançou a 3ª posição na parada Soul dos Estados Unidos, e o álbum em si passou 30 semanas na parada de álbuns principal da Billboard.

Quando o guitarrista relembrou o trabalho com Aretha Franklin na BBC, ele conta que os membros se divertiram muito, indo trabalhar todos os dias. "Que honra trabalhar com uma lenda como essa", disse ele. Além disso, contou que "Ela era incrível! Ela se sentava no meio da sala, tocava piano de cauda e cantava ao vivo. E quando ela gostava do vocal dela, ela seguia essa ideia, e tínhamos que estar todos conectados e tocando ao vivo, então você não podia estragar nada, porque isso prejudicaria tudo. Tinha muita pressão, mas foi muito positivo. Era uma ótima banda, e ela era simplesmente incrível".


Michael Jackson

Capa de ‘Thriller’.Divulgação
Toque para aumentar

Um dos grupos favoritos do Rei do Pop, Michael Jackson, era nada menos que o Toto. E para a criação de "Thriller", o álbum mais vendido de todos os tempos, Jackson e Quincy Jones procuraram a banda que admiravam para contribuir com a obra. Isso ocorreu em 1982, no mesmo ano em que o grupo lançou "Toto IV" - um álbum de sucesso que apresentou o hit número um "Africa" e o single "Rosanna", que alcançou o top dez.

Naquele ano, a banda conquistou muitos prêmios, sendo o mais notável o fato de que o seu álbum foi multiplatinado e ganhou vários prêmios Grammy, incluindo o Álbum do Ano de 1983 e a Gravação do Ano por "Rosanna". No álbum de Jackson, eles também não decepcionaram. Cada membro teve uma contribuição importante para o conjunto da obra, sendo que as únicas músicas em que os quatro integrantes tocaram juntos foram "The Girl is Mine" (com Paul McCartney) e "Human Nature".

Veja também:

"USED TO BE YOUNG": MILEY CYRUS ANUNCIA SINGLE

POR DENTRO DA ANTENA 1: BASTIDORES DA NOSSA PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. curiosidade parcerias …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.