Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Curiosidades: George Harrison acusado de plágio 'subconsciente' em “My Sweet Lord”

O Beatle foi considerado culpado por causa de uma música da década de 60

Placeholder - loading - George Harrison acusado de plágio 'subconsciente' em “My Sweet Lord”.Divulgação
George Harrison acusado de plágio 'subconsciente' em “My Sweet Lord”.Divulgação

Publicada em  

Em inglês, existe uma expressão popular que diz: "the mind can play tricks on you", em português seria "a mente pode pregar peças em você", e ela explica perfeitamente o que aconteceu com George Harrison. Em meados dos anos 70, ele foi condenado a pagar mais de US$500 mil por plágio durante a criação de sua própria música “My Sweet Lord”.

Ele, que com esta canção se tornou o primeiro Beatle a ter um single em primeiro lugar na Billboard Hot 100, foi processado pela Bright Tunes Music em nome de Ronnie Mack, o compositor da canção original, por violação de direitos autorais de “He's So Fine”. Esta canção foi um sucesso do grupo vocal feminino, The Chiffons de 1963. O juiz Richard Owen, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, decidiu que Harrison havia copiado "subconscientemente" a música.

Está claro”, disse o juiz, “que My Sweet Lord é exatamente a mesma música de 'He's So Fine'. Isto é, sob a lei, uma violação de direitos autorais, e não é menos, mesmo que seja realizado subconscientemente”. Harrison, de fato, foi inspirado por uma canção, mas essa era “Oh Happy Day” de Edwin Hawkins Singers.

(Versão da Queen Latifah na programação Antena 1)

Ele escreveu “My Sweet Lord” durante uma turnê na Europa, em dezembro de 1969, quando estava se apresentando junto com Delaney & Bonnie. Harrison ofereceu a faixa pela primeira vez a Billy Preston, e ele a incluiu em seu LP “Encouraging Words”. Após a separação dos Beatles, Harrison gravou sua própria versão, que se tornou o primeiro single do disco triplo “All Things Must Pass”.

Capa de ‘All Things Must Pass’.Divulgação
Toque para aumentar

"Eu não estava consciente da semelhança entre 'He's So Fine' e 'My Sweet Lord' quando escrevi a música, pois era mais improvisada e não tão fixa", escreveu Harrison em sua autobiografia I Me Mine. “Embora quando minha versão da música foi lançada e começou a tocar muito nas rádios, as pessoas começaram a falar sobre ela, e foi então que pensei: 'Por que não percebi?' Teria sido muito fácil mudar uma nota aqui ou ali e não afetar a sensação da música".

O juiz Owen disse que era evidente pelas provas do julgamento que o Sr. Harrison não estava consciente do fato de estar plagiando o tema. “Concluo”, disse ele, que o compositor, “ao buscar materiais musicais para revestir seu pensamento... veio à superfície de sua mente uma combinação específica que o agradou por ser uma combinação que ele achava que seria atraente para um ouvinte em potencial”. A mente subconsciente de Harrison, disse o juiz Owen, “sabia que essa combinação de sons funcionaria porque já havia funcionado em uma música da qual sua mente consciente não se lembrava”.

Ringo Starr disse mais tarde ao Melody Maker que "George teve muito azar. Não há dúvida de que a melodia é semelhante, mas quantas músicas foram escritas com outras melodias em mente? A versão de George é muito mais pesada que a dos Chiffons. Ele pode ter feito isso com o original em mente, mas teve muita sorte porque alguém quis fazer disso um caso de teste no tribunal".

Anos depois, as apelações e litígios sobre os danos continuaram, só sendo concluídos em 1998. Mais tarde, Harrison regravou a canção, removendo elementos-chave que podem ter levado à decisão do processo.


Veja também:

TBT: HÁ 39 ANOS, TINA TURNER EMPLACAVA

VIRALIZOU: 'BEAUTIFUL BOY (DARLING BOY)' DE JOHN LENNON É UM SUCESSO NAS REDES SOCIAIS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. curiosidades george harrison …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.