Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Davos 2023: Primeira-dama da Ucrânia entrega carta de Zelenskiy para a China

Davos 2023: Primeira-dama da Ucrânia entrega carta de Zelenskiy para a China

Reuters

17/01/2023

Placeholder - loading - Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos  17/01/2023 REUTERS/Arnd Wiegmann
Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, discursa no Fórum Econômico Mundial, em Davos 17/01/2023 REUTERS/Arnd Wiegmann

DAVOS, Suíça (Reuters) - A primeira-dama da Ucrânia disse ao Fórum Econômico Mundial nesta terça-feira que entregaria uma carta à delegação da China apresentando as propostas do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para encerrar a guerra da Rússia contra seu país.

A China, que assim como a Rússia é um membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, é um parceiro importante para Moscou e se recusou a condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Em um discurso pedindo aos delegados que façam mais para ajudar a acabar com a guerra, Olena Zelenska disse que planejava entregar a carta ao vice-primeiro-ministro chinês Liu He --que falou depois dela-- para repassá-la ao presidente Xi Jinping.

Ela disse que também tinha cartas para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e para o presidente da Suíça, Alain Berset.

'Hoje darei aos colegas participantes desta parte (do fórum) 'cartas-fórmula' do presidente da Ucrânia', disse ela em ucraniano.

Instando seu público na cidade suíça de Davos a fazer maior uso de sua influência para acabar com os combates, ela disse que a cooperação global é necessária para evitar o colapso do modo de vida ao qual as pessoas em todo o mundo estão acostumadas.

'A unidade é o que traz a paz de volta', disse ela.

Zelenska disse que a guerra teve ramificações globais que podem piorar se a Ucrânia for derrotada.

'Como o mundo espera alcançar a neutralidade climática, se não pode nem mesmo impedir o incêndio de cidades ucranianas inteiras? Isso é o que a Rússia faz com sua artilharia, mísseis, drones iranianos', disse.

(Reportagem de Max Hunder)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.