alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Dependendo do preparo, Guacamole pode ser uma opção bastante saudável

    Tudo depende de como escolher os ingredientes na hora de fazer o prato.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    O Guacamole, iguaria típica do México, vem se popularizando cada vez mais. E não é para menos: o prato, além de delicioso, é bastante versátil e pode ser muito saudável, basta saber preparar.

    O que há no guacamole?

    O principal ingrediente do guacamole é o abacate, uma fruta verde cremosa, cheia de gorduras monoinsaturadas saudáveis e fáceis de digerir. É tipicamente misturado com sal e suco de limão. Algumas receitas também pedem cebola, coentro, tomate, alho e temperos como pimenta caiena ou cominho.

    Quais são os benefícios para a saúde do guacamole?

    Guacamole traz uma série de benefícios para a saúde, e a maioria é devido ao próprio abacate: especificamente às suas gorduras monoinsaturadas. "Estas são gorduras saudáveis que desempenham um papel importante na estrutura e função do nosso cérebro e outras membranas celulares em todo o corpo", diz Jordan Badger, nutricionista do Sargent Choice Nutrition Center da Universidade de Boston. 

    Por causa de suas gorduras, abacates também ajudam a manter níveis saudáveis de colesterol e fazem as pessoas se sentirem completas e satisfeitas, diz Badger. (A fibra também ajuda; o prato tem cerca de 2 gramas de fibra por porção.) “Coma abacates junto com alimentos ricos em carboidratos, acrescenta, e as gorduras saudáveis ajudarão a controlar a resposta glicêmica do seu corpo, que é como os alimentos afetam os níveis de açúcar no sangue”, salienta. 

    Os abacates também contêm cerca de 20 vitaminas e minerais diferentes, e a fruta é uma boa fonte de folato, uma vitamina B crucial para a saúde das células e do DNA, e vitamina K, que é essencial para a saúde dos ossos, coração e cérebro. 

    O guacamole é tipicamente mais baixo em calorias do que outros molhos, diz Dana Hunnes, professora assistente da Fielding School of Public Health da UCLA e nutricionista registrada. Também é feito de alimentos naturais e integrais, que trazem seus próprios benefícios para a promoção da saúde (como fibras dos vegetais adicionados).  

    Quanta guacamole você deve comer?

    O tamanho padrão para servir guacamole é de cerca de duas colheres de sopa, que contém 45 calorias. Mas, embora o tamanho da porção seja pequeno, o guacamole tem uma vantagem sobre o creme de leite e os molhos à base de maionese: é um pouco mais difícil comer demais, pois contém mais fibras de recheio. 

    Como fazer o guacamole da maneira mais saudável?

    Se você estiver fazendo seu próprio guacamole, ignore ingredientes como maionese e adicione seus vegetais favoritos, como pimentões vermelhos e verdes. Guacamole é ótimo sozinho como um lanche, mas também é possível usá-lo como recheio em um sanduíche integral ou wrap.  

    Guacamole caseiro é geralmente o tipo mais saudável, desde que você controle os ingredientes. Para opções embaladas, tente escolher um produto com a lista de ingredientes mais simples. Algumas marcas de guacamole compradas em lojas adicionaram açúcar, aromatizantes artificiais ou grandes quantidades de sódio, portanto compare os rótulos antes de comprar – o que é uma boa dica para qualquer alimento embalado. 

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. dependendo do preparo …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.