Depois de um fim de semana de sol, frente fria muda o tempo em SP
Cidade tem alerta para ventos fortes
Redação
28/07/2025
A madrugada desta segunda-feira (28) começou com tempo instável e chuvoso na cidade de São Paulo. Foram registradas pancadas de chuva de até moderada intensidade em alguns momentos, acompanhadas de fortes rajadas de vento que superaram os 60 km/h. Essa condição meteorológica é resultado da passagem de uma frente fria com rápido deslocamento pelo leste paulista, associada a um ciclone extratropical no litoral dos estados do Sul do Brasil.
Nas próximas horas, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda podem ocorrer fortes rajadas de vento até o fim do dia, o que eleva o potencial para queda de árvores. Hoje, a mínima deve ser registrada no fim da noite, com termômetros em torno dos 14°C. Durante a tarde, a nebulosidade diminui, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas se elevam, com máxima prevista de 25°C. Os índices de umidade do ar entram em declínio e devem apresentar valores mínimos próximos dos 42%.
Os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) mostram que julho registrou, até o momento, apenas 6,8 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 16,8% dos 41,7 mm esperados para o mês.
Tendência para os próximos dias:
Após a passagem rápida da frente fria pelo litoral paulista, o ingresso de uma massa de ar de origem polar deve provocar acentuado declínio das temperaturas neste início de semana.
Na terça-feira (29), a madrugada ainda deve apresentar céu nublado, mas a nebulosidade diminui no decorrer do dia e o sol passa a predominar entre poucas nuvens. A temperatura mínima de 10°C deve ser registrada no fim da noite. A máxima não deve passar dos 17°C. As taxas de umidade se mantêm baixas, com valores mínimos próximos aos 40%. Não há previsão de chuva.
A quarta-feira (30) promete ser gelada na capital e em cidades vizinhas da Grande São Paulo. O dia começa com termômetros em torno dos 8°C, com números bem abaixo da média no extremo da Zona Sul. O sol aparece entre poucas nuvens, mas a sensação de frio persiste, com máxima prevista de apenas 15°C, sem condições de chuva. Os percentuais de umidade do ar variam entre 50% e 90%.
Redação

