Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Desenvolvedores da Sputnik relataram teste no Brasil que não ocorreu, diz Anvisa

Placeholder - loading - 19/04/2021 REUTERS / Dado Ruvic
19/04/2021 REUTERS / Dado Ruvic

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A vacina russa contra Covid-19 Sputnik V não foi testada no Brasil no ano passado, ao contrário do afirmado pelos desenvolvedores do imunizante em documento enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou o diretor-presidente do órgão regulador brasileiro, Antonio Barra Torres, nesta sexta-feira.

'Isso não aconteceu', disse Torres, em entrevista à GloboNews, exibindo documento que disse ter sido enviado pelos desenvolvedores da Sputnik V à agência que mostra o Brasil entre os países onde a vacina estaria sendo testada em 2020.

A Anvisa e os desenvolvedores da vacina estão numa queda de braço desde que a agência rejeitou na segunda-feira liberar a importação da Sputnik V. Entre as alegações, o órgão disse que faltavam documentos para atestar a segurança, eficácia e qualidade do imunizante.

No achado mais grave, segundo a agência, foi constatada a presença de adenovírus replicante na formulação da vacina. 'A replicação viral está atestada nos documentos do próprio desenvolvedor e coloca de maneira muito clara, ostensiva', disse Barra Torres.

Os desenvolvedores da vacina negam a existência de adenovírus replicante no imunizante e disseram que a Anvisa tomou uma decisão política ao rejeitar a Sputnik.

'Comentários recentes imprecisos e enganosos da agência reguladora brasileira Anvisa alegaram a detecção de adenovírus replicado (RCA), uma partícula viral enfraquecida que não causa nem um resfriado comum, na Sputnik V. O Instituto Gamaleya confirma que nenhum RCA foi detectado em nenhum dos lotes da vacina Sputnik V', disse o Gamaleya em comunicado nesta sexta-feira.

'A Anvisa embora inicialmente tenha dito que detectou RCA, admitiu que não realizou nenhum teste com a vacina e que se referia a um limite regulatório na Rússia sobre a potencial presença de RCA', acrescentou.

Na entrevista, Barra Torres disse que não faz parte dos protocolos da Anvisa fazer testes com a vacina, mas apenas a análise documental. 'A replicação viral ela não se dá dentro de um frasco, se dá no organismo humano', afirmou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. desenvolvedores da sputnik …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.