Detran-SP elimina baliza de exame para tirar CNH
Candidatos também poderão fazer a prova com carro automático
Redação, com informações da Agência Brasil
27/01/2026
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo excluiu a baliza da prova prática para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com isso, a avaliação passa a se concentrar na etapa de circulação, segundo o órgão.
O trajeto permanece conforme o modelo atual, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda, o uso correto de seta, a realização do procedimento de “parada” em local permitido, assim como a condução segura e responsável no trânsito. O teste passa a ter 1 hora de duração e a exigir 20 acertos, não mais 21.
Além disso, agora os candidatos podem fazer o exame em carros com câmbio automático.
“A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados”, afirmou o Detran-SP em nota.
As mudanças, que entraram em vigor nesta segunda-feira (26), estão previstas em uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2025. Outros estados também estão em processo de adaptação às novas regras.
Autoescola
O processo de obtenção da CNH já havia sido flexibilizado, com o fim da obrigatoriedade de passar por autoescola.
A exigência de 20 horas-aula foi eliminada e passou a ser de duas horas. O candidato pode escolher entre autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas.
O governo federal agora oferece todo o conteúdo teórico online, sem custo. Quem preferir ainda pode estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas. As provas teórica e prática continuam obrigatórias.
Redação, com informações da Agência Brasil

