Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Dezenas de milhares se reúnem na Sérvia na demonstração de poder de Vucic

Dezenas de milhares se reúnem na Sérvia na demonstração de poder de Vucic

Reuters

26/05/2023

Placeholder - loading - Comício em apoio ao presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em Belgrado 26/05/2023 REUTERS/Zorana Jevtic
Comício em apoio ao presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em Belgrado 26/05/2023 REUTERS/Zorana Jevtic

BELGRADO (Reuters) - Dezenas de milhares se reuniram no centro de Belgrado nesta sexta-feira em apoio ao presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em uma demonstração de poder após grandes protestos antigovernamentais em reação a dois atentados a tiros que deixaram 18 pessoas mortas no início deste mês.

O ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, e o líder separatista sérvio-bósnio, Milorad Dodik, estavam entre os que discursaram no comício 'Sérvia da Esperança', que atraiu ônibus cheios de pessoas de toda a Sérvia e das vizinhas Bósnia e Macedônia do Norte.

Em 3 de maio, um adolescente matou nove alunos e um segurança no primeiro atentado a tiros em uma escola na Sérvia. Um dia depois, um homem de 21 anos matou oito nos arredores de Belgrado, o que desencadeou um sentimento coletivo de profunda insatisfação e protestos.

Apoiados pelos partidos da oposição, os manifestantes dizem que o governo liderado pelo Partido Progressista Sérvio (SNS), de Vucic, fracassou em controlar a mídia que promoveu a violência, e em agir contra elementos criminosos na sociedade.

Eles pediram a renúncia de Vucic e de alguns ministros, levando a elite governante a organizar a manifestação para mostrar quanto apoio eles têm.

Vucic pediu aos apoiadores que fizessem um minuto de silêncio em homenagem a todos os mortos nos dois atentados. Ele disse aos apoiadores que renunciaria ao cargo de chefe do partido no sábado.

'A partir de amanhã serei o presidente de todos os cidadãos da Sérvia e não o presidente do partido político.'

No comício, as pessoas seguravam bandeiras sérvias, fotos de Vucic e uma faixa com os dizeres 'Com meu coração por Vucic'.

(Reportagem de Ivana Sekularac)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.