Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Dezenas de milhares se reúnem na Sérvia na demonstração de poder de Vucic

Dezenas de milhares se reúnem na Sérvia na demonstração de poder de Vucic

Reuters

26/05/2023

Placeholder - loading - Comício em apoio ao presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em Belgrado 26/05/2023 REUTERS/Zorana Jevtic
Comício em apoio ao presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, em Belgrado 26/05/2023 REUTERS/Zorana Jevtic

BELGRADO (Reuters) - Dezenas de milhares se reuniram no centro de Belgrado nesta sexta-feira em apoio ao presidente sérvio, Aleksandar Vucic, em uma demonstração de poder após grandes protestos antigovernamentais em reação a dois atentados a tiros que deixaram 18 pessoas mortas no início deste mês.

O ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, e o líder separatista sérvio-bósnio, Milorad Dodik, estavam entre os que discursaram no comício 'Sérvia da Esperança', que atraiu ônibus cheios de pessoas de toda a Sérvia e das vizinhas Bósnia e Macedônia do Norte.

Em 3 de maio, um adolescente matou nove alunos e um segurança no primeiro atentado a tiros em uma escola na Sérvia. Um dia depois, um homem de 21 anos matou oito nos arredores de Belgrado, o que desencadeou um sentimento coletivo de profunda insatisfação e protestos.

Apoiados pelos partidos da oposição, os manifestantes dizem que o governo liderado pelo Partido Progressista Sérvio (SNS), de Vucic, fracassou em controlar a mídia que promoveu a violência, e em agir contra elementos criminosos na sociedade.

Eles pediram a renúncia de Vucic e de alguns ministros, levando a elite governante a organizar a manifestação para mostrar quanto apoio eles têm.

Vucic pediu aos apoiadores que fizessem um minuto de silêncio em homenagem a todos os mortos nos dois atentados. Ele disse aos apoiadores que renunciaria ao cargo de chefe do partido no sábado.

'A partir de amanhã serei o presidente de todos os cidadãos da Sérvia e não o presidente do partido político.'

No comício, as pessoas seguravam bandeiras sérvias, fotos de Vucic e uma faixa com os dizeres 'Com meu coração por Vucic'.

(Reportagem de Ivana Sekularac)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...