Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia do Amigo: relembre grandes duetos musicais

A seleção foi escolhida pelos ouvintes através de uma enquete em nosso site

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Lady Gaga e Tony Bennett em apresentação de show.
Imagem/Divulgação: Lady Gaga e Tony Bennett em apresentação de show.

Publicada em  

Hoje, 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo, uma data muito importante para lembrar os bons amigos e os momentos especiais com eles. Ela é comemorada oficialmente no Brasil, embora seja considerada internacionalmente no dia 30 de Julho. Assim, nessa matéria você irá relembrar grandes duetos entre amigos do mundo da música.

Mas, antes disso, que tal entender um pouco mais sobre o surgimento da data?

Origem do Dia do Amigo

A data foi instituída originalmente na Argentina no início dos anos 70. Ela foi pensada e criada pelo pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro, que para escolher o dia se inspirou na chegada do homem à lua, que aconteceu em 20 de Julho de 1969.

Na data, ele enviou cerca de 4 mil cartas para diversos países com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem à lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Cerca de 40 anos depois, no dia 27 de abril de 2011, a data foi reconhecida durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", se estabelecendo que “a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho.

A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países (incluindo o Brasil e a maioria dos países sul-americanos), e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.

Mas afinal, é dia 20 ou 30 de julho?

Vale destacar que Brasil, Uruguai, Argentina e Moçambique são os principais países onde a data mais difundida para esta celebração é o dia 20. Quanto ao dia 30, alguns países que celebram são: Nepal, Portugal e Espanha, por exemplo.

Confira uma lista com as datas comemorativas no resto do mundo:

  • Argentina: 20 julho
  • Bolívia: 23 julho
  • Brasil: 20 julho
  • Colômbia: segundo sábado de março
  • Equador: 14 julho
  • Estônia: 14 fevereiro
  • Finlândia: 14 fevereiro
  • Índia: primeiro domingo de agosto
  • Malásia: primeiro domingo de agosto
  • México: 14 julho
  • Nepal: 30 julho
  • Paquistão: 19 julho
  • Portugal: 30 julho
  • Espanha: 30 julho
  • Estados Unidos: 15 fevereiro
  • Uruguai: 20 julho
  • Venezuela: 14 julho
  • Ucrânia: 9 junho

Assim, para celebrar esta data tão especial, nada mais justo do que relembrar alguns dos duetos mais memoráveis entre artistas, que também são amigos, da indústria da música.

No início desta semana a nossa equipe da programação divulgou uma enquete no site da Antena 1 para saber quais são os amigos favoritos do mundo da música dos ouvintes. Confira os resultados:

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do Amigo: relembre grandes duetos musicais" #1
Toque para aumentar


Dessas 5 duplas icônicas de amigos, apenas 3 chegaram a se juntar para produzir um hit. Que tal relembrar esses grandes sucessos? Confira:

"I´ve Got You Under My Skin" - Lady Gaga e Tony Bennett

Uma das duplas mais amadas da indústria musical, a diva pop Lady Gaga e o imortalizado crooner Tony Bennett se juntaram novamente para lançar no dia 1º de outubro de 2021 mais um álbum em conjunto, “Love For Sale”.

Além do álbum ser uma homenagem ao jazz, gravado no Electric Lady Studios, em Nova Iorque, também é uma legítima declaração da amizade consolidada entre Gaga e Bennett, que vai além dos estúdios e palcos, representando a admiração um pelo outro.

Considerado o single carro-chefe do disco, “I´ve Got You Under My Skin” foi originalmente escrito por Cole Porter em 1936. A nova versão de Gaga e Bennett fez um grande sucesso nas plataformas musicais, além de ter permanecido por algumas semanas em nosso ranking das 10+ pedidas na programação, sendo muito aclamado e pedido pelos nossos ouvintes.


LEIA TAMBÉM: LETRA E TRADUÇÃO: LADY GAGA E TONY BENNETT – I’VE GOT YOU UNDER MY SKIN

“Say Say Say“ - Michael Jackson e Paul McCartney

“Say Say Say“ é um hit memorável que definitivamente marcou a carreira de ambos os artistas, Michael Jackson e Paul McCartney, desde a década de 80 até os dias de hoje. Aqui na Antena 1, tocamos a versão de Paul McCartney que é tão boa quanto!

Seu desempenho comercial foi extremamente favorável aos dois, sendo hit número em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia etc, além de alcançar o número dois no Reino Unido. No ano de 2013, a revista norte-americana Billboard listou a música como o 41º maior sucesso de todos os tempos nas paradas da Billboard Hot 100, além de ter se tornado a nona melhor colaboração de todos os tempos em uma pesquisa de leitores da Rolling Stone.


“Everything Has Changed” - Taylor Swift e Ed Sheeran

O single é uma parceria entre a cantora e compositora americana Taylor Swift com o cantor e compositor inglês Ed Sheeran. Ele foi escrita pela própria dupla e produzida pelo cantor, compositor, músico e produtor musical americano Butch Walker.

A canção alcançou a 32ª posição na parada Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, alcançando o Top 10 em outros países, incluindo Bélgica , Irlanda e Reino Unido. Além disso, a obra ganhou diversos prêmios e reconhecimentos: em 2014 BMI London Awards e Radio Disney Music Awards; e em 2015, dois BMI Awards.


Bônus

Entre essas três parcerias, os ouvintes deixaram claro qual a sua favorita. Agora, relembre outros feats que também se destacaram nos últimos anos.

"Don't Let The Sun Go Down On Me" - George Michael e Elton John

A parceria entre George Michael e Elton John gravou a música originalmente no ano de 1974, e ela chegou a alcançar o 2° lugar na Billboard Hot 100. Mas, em 1991, a canção também encontrou seu caminho ao topo com a nova versão gravada por John e pelo ex-integrante da dupla pop britânica Wham. Assim, “Don’t Let The Sun Go Down On Me” chegou, em 1992, ao topo das paradas americanas e britânicas.

A primeira performance da dupla foi feita em um show beneficente chamado Live Aid em 1985, com Michael cantando e John tocando. E não para por aí! Em uma turnê de George Michael, "Cover to Cover”, o cantor a incluiu em um show final na Wembley Arena , localizada em Londres, em de março de 1991, e chegou a trazer John como convidado surpresa para cantá-la com ele.

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do Amigo: relembre grandes duetos musicais" #2
Toque para aumentar

“(I´m Gonna Love Me Again) - Elton John/Taron Egerton

Você se lembra que o primeiro Oscar conquistado por Elton John veio em 1994 com a canção Can You Feel the Love Tonight, escrita para a animação da Disney Rei Leão? Ela ganhou ainda mais destaque quase 20 anos depois, quando foi regravada para compor a trilha sonora da cinebiografia de Elton, a aclamada “Rocketman”.

E é claro que o sucesso tomou as mesmas proporções gigantescas! No ano de 2020 o artista chegou a conquistar mais uma vez a estatueta do Oscar pela mesma música, contando com os vocais de Taron Egerton, que fez o papel do artista em “Rocketman”.

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do Amigo: relembre grandes duetos musicais" #3
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: (I’M GONNA) LOVE ME AGAIN, DE ELTON JOHN E TARON EGERTON, É O LANÇAMENTO DA SEMANA!

“Endless Love” - Diana Ross/Lionel Richie

O single se classificou no topo na lista das “50 canções de amor” mais tocadas de todos os tempos, desenvolvida pela revista norte-americana Billboard no ano de 2013. Ela foi lançada para compor a trilha sonora do longa “Amor Sem Fim” em 1981, sendo o segundo single mais vendido do mundo na época, além de ter sido indicada ao Oscar como Melhor Canção Original e ganhado o American Music Award por single Pop/Rock Favorito.

A obra, de tão influente que era, chegou a ganhar diversas regravações de outros artistas, como o cantor americano Luther Vandross em parceria com Mariah Carey e também pela cantora canadense Shania Twain.

Imagem de conteúdo da notícia "Dia do Amigo: relembre grandes duetos musicais" #4
Toque para aumentar

E aí, qual é a sua dupla favorita de amigos da indústria fonográfica? Ou o seu feat favorito? Conta pra gente através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter!


Veja também:

TIK-TOK: O QUE É ESSA FÁBRICA DE HITS

EXCLUSIVO: ANTENA 1 NO SHOW DO A-HA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia do amigo relembre grandes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.