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    Dicas para manter a alimentação das crianças saudáveis

    Segundo um especialista argentino, o recomendado é que os pais ajudem os filhos a criarem o costume de ter uma alimentação equilibrada

    Por Larissa Valença

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    De acordo com um pediatra argentino, os responsáveis devem tentar introduzir hábitos saudáveis na vida dos pequenos, o que inclui uma dieta balanceada. Principalmente, durante as férias, quando as crianças estão integralmente em casa, ou nos momentos de ócio, como nos finais de semana.

    Aliás, de acordo com o profissional, tal tempo livre pode ser convertido em um uma alimentação empobrecida, resultado do tédio e da falta do que fazer, por exemplo. Outra questão importante para esse período do ano é que no inverno, o frio nos leva a um maior consumo de calorias. Por isso, a atenção dos pais deve ser redobrada, para que a ingestão de produtos inadequados não vire um hábito.

    No caso dos pequenos, nutrientes, como cálcio, vitamina D e ferro são imprescindíveis para um correto desenvolvimento. O zinco, também, é relevante no processo do crescimento infantil e ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

    O especialista da área infantil da Argentina, aliás, alerta que independentemente da estação do ano, introduzir uma alimentação variada, equilibrada, e dividida em quatro refeições, mais um lanche saudável, é uma prática que deve ser feita pelos pais. 

    Recomendações

    Para ele, os adultos devem aproveitar o tempo de ócio para iniciar, reforçar o costume de uma forma lúdica e que entretenha os pequenos. Pois manter a alimentação certa não deve parecer uma obrigação chata e sim algo agradável. Podem, por exemplo, ser realizados jogos, focando na descoberta das cores, texturas, aromas e sabores.

    Outra possibilidade é deixar os pequenos compartilharem do planejamento das comidas, ajudando a eleger frutas e verduras. E até mesmo eles podem auxiliar no preparo, para que comecem a criar um sentido de pertencimento na relação com o que consomem.

     

    Para o especialista, é importante respeitar os horários das refeições, mesmo nos dias de folga como nas férias e final de semana.

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