Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dieta com baixo teor de gordura ajuda mulheres que sofrem com câncer de mama

O estudo sobre o tema será apresentado no mês que vem.

Placeholder - loading - Comidas saudáveis com baixo teor de gordura (Foto: Claudia Totir/Getty Images/Time)
Comidas saudáveis com baixo teor de gordura (Foto: Claudia Totir/Getty Images/Time)

Publicada em  

Os tratamentos para o câncer de mama já percorreram um longo caminho nas últimas décadas, mas a compreensão de como prevenir a formação da doença tem sido um grande desafio.

Em um novo estudo que será apresentado no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em Chicago, no mês que vem, pesquisadores relatam evidências intrigantes de que uma dieta com poucas gorduras, semelhante à que os médicos recomendam para evitar problemas cardíacos, também está associada a um risco menor de mortes em decorrência do câncer de mama.

O estudo analisou dados da Women's Health Initiative, um grande estudo patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde que analisa os efeitos sobre a saúde da terapia hormonal, dieta e certos suplementos sobre a saúde de mais de 160 mil mulheres na pós-menopausa.

Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Rowan Chlebowski, um investigador do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles no UCLA Medical Center, concentraram-se em um grupo de quase 49 mil mulheres que foram aleatoriamente designadas para seguir uma dieta com baixo teor de gordura ou uma dieta controle por quase 9 anos. O grupo teve como objetivo reduzir sua ingestão de gordura para 20% de suas calorias diárias totais e aumentar o consumo de frutas, legumes e grãos. No início do estudo, nenhuma das mulheres teve câncer de mama.

Após o término do estudo, as taxas de novos cânceres de mama foram as mesmas nos dois grupos, mas as mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama tiveram um risco 35% menor de morrer por qualquer causa em quando seguiam uma dieta com baixo teor de gordura. Mesmo depois de 20 anos, as mulheres que seguiram a dieta controlada continuaram a ter um risco de mortalidade 15% menor. E nos dados de acompanhamento mais longos, o risco de morrer especificamente de câncer de mama foi 21% menor do que o das mulheres que não mudaram sua dieta.

"Este é um resultado muito emocionante para nós", diz Chlebowski. “Agora temos evidências de ensaios clínicos randomizados de que a moderação da dieta, que é alcançável por muitos, pode trazer benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de morte por câncer de mama. Isso é muito bom; é difícil não ficar feliz com isso. ”

Em um estudo separado, a equipe de pesquisa também mostrou que quanto mais tempo as mulheres estavam na dieta modificada, menor o risco de morte durante o período do estudo. Os resultados devem dar aos médicos mais confiança em considerar a dieta ao discutir as opções de tratamento com mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama. Embora o estudo não tenha encontrado uma conexão significativa entre mudanças na dieta e a incidência de novos cânceres de mama, os resultados sugerem que modificar a dieta pode diminuir o risco de uma mulher morrer por qualquer causa, ou de câncer de mama, se ela for diagnosticada com a doença.

Chlebowski planeja se aprofundar nos dados para descobrir mais sobre como a dieta está trabalhando para diminuir as mortes por câncer de mama. Enquanto isso, ele espera que os médicos de câncer falem sobre dieta com seus pacientes, que podem estar em maior risco de desenvolver câncer de mama.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. dieta com baixo teor de …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.