Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Diminuição do ar poluente pode reduzir a depressão

Nitrato, sulfato e carbono negro podem causar grandes problemas de saúde

Placeholder - loading - O ar poluído pode causar diversos problemas na saúde mental. Crédito da imagem: iStock
O ar poluído pode causar diversos problemas na saúde mental. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

A redução do ar poluído pode diminuir em até 15% o risco de uma depressão. O estudo realizado pela University College London (UCL) engloba a exposição a materiais particulados, geralmente, presentes no ar.

Esse tipo de substância possui nitrato, sulfato e carbono negro, o que causa grandes problemas de saúde.

De acordo com a pesquisa, a diminuição desses materiais deveria ser de 44 microgramas por metro cúbico para 25 microgramas, por mais de um ano.

Segundo estudiosos da UCL, diversos poluentes, como materiais particulados, gases contaminantes e compostos metálicos e orgânicos estão presentes no ar.

Ainda não se sabe como a poluição pode afetar a saúde mental, mas o estudo aponta que as partículas do ar podem percorrer o sistema sanguíneo, chegando ao cérebro.

A pesquisa abrangeu estudos – de 1974 a 2017- que tinham como foco a relação de doenças mentais e a poluição do ar. Os cientistas analisaram 1826 citações associadas ao tema. 22 delas atenderam ao método de pesquisa, sendo que 9 foram incluídas nas análises.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em um ano, cerca de 7 milhões de pessoas morrem em decorrência da poluição do ar.

Isso acontece, principalmente, porque partículas finas de substância poluentes se concentram no pulmão e no sistema cardiovascular, causando doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, câncer de pulmão e pneumonia.

Ainda segundo a OMS, 9 em cada 10 pessoas, em todo o mundo, respiram ar poluído.

Conforme o estudo da University College London, micropartículas da poluição do ar podem causar inflamações no sistema nervoso central, causando depressão, psicose e, até mesmo, estresse.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. diminuicao do ar poluente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.