Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Diplomacia da vacina da Índia no sul da Ásia é reação à China

Diplomacia da vacina da Índia no sul da Ásia é reação à China

Reuters

21/01/2021

Placeholder - loading - Funcionários descarregam caixas com a vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 doadas pela Índia em Daca, em Bamgladesh 21/01/2021 REUTERS/Mohammad Ponir Hossain
Funcionários descarregam caixas com a vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 doadas pela Índia em Daca, em Bamgladesh 21/01/2021 REUTERS/Mohammad Ponir Hossain

Por Sanjeev Miglani e Gopal Sharma

NOVA DÉLHI/KATHMANDU (Reuters) - A Índia dará milhões de doses de vacina contra Covid-19 a países sul-asiáticos nas próximas semanas, disseram fontes do governo nesta quinta-feira, recebendo elogios de seus vizinhos e reagindo à predominância da China na região.

Remessas gratuitas da vacina da AstraZeneca fabricadas pelo Instituto Serum da Índia (SII), o maior fabricante mundial de vacinas, começaram a chegar às Maldivas, Butão, Bangladesh e Nepal.

Mianmar e as Ilhas Seychelles são as próximas da fila para receber remessas gratuitas, já que a Índia está capitalizando ser uma das maiores fabricantes mundiais de genéricos para fazer amigos.

'O governo da Índia mostrou boa vontade ao proporcionar a vacina sem custo. Isto é no nível do povo, é o público que está sofrendo mais com a Covid-19', disse o ministro da Saúde e da População do Nepal, Hridayesh Tripathi.

O gesto ocorre no momento em que os laços indianos com o Nepal estão tensionados por uma disputa territorial e em meio à preocupação da Índia com a influência política e econômica crescente da China na região do Himalaia situada entre os gigantes asiáticos.

A China, que prometeu ajudar o Nepal a lidar com a pandemia, está aguardando uma liberação nepalesa às vacinas de sua empresa Sinopharm.

A Índia está cogitando dar algo entre 12 milhões e 20 milhões de doses aos seus vizinhos na primeira onda de assistência ao longo das próximas três a quatro semanas, disse uma fonte governamental.

(Reportagem adicional de Ruma Paul em Daca)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.