Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Doadores internacionais prometem US$1,5 bi em ajuda ao Sudão

Placeholder - loading - Vista aérea de mercado em chamas em Omdurman, em Cartum Norte 17/05/2023 Vídeo obtido pela REUTERS/Divulgação via REUTERS
Vista aérea de mercado em chamas em Omdurman, em Cartum Norte 17/05/2023 Vídeo obtido pela REUTERS/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Gabrielle Tétrault-Farber e Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - Doadores internacionais prometeram nesta segunda-feira cerca de 1,5 bilhão de dólares em ajuda humanitária ao Sudão e à região, respondendo a um apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a ajuda em meio a um conflito que forçou cerca de 2,2 milhões de pessoas a deixarem suas casas.

A ONU disse que 3 bilhões de dólares são necessários neste ano para ajuda humanitária no Sudão e para refugiados que fogem do país, apenas uma fração dos quais foi financiada.

'Tenho o prazer de dizer que hoje doadores anunciaram cerca de 1,5 bilhão de dólares para a resposta humanitária ao Sudão e à região', disse o chefe de ajuda da ONU, Martin Griffiths, em uma conferência de arrecadação de fundos organizada pela Alemanha, Arábia Saudita, Catar, Egito e ONU.

'Esta crise exigirá apoio financeiro sustentado e espero que todos possamos manter o Sudão no topo de nossas prioridades.'

A Alemanha anunciou nesta segunda-feira que prometeu 200 milhões de euros ao Sudão e à região até 2024, os Estados Unidos prometeram 171 milhões de dólares e o Catar garantiu 50 milhões de dólares. A ONU disse que estava alocando 22 milhões de dólares adicionais para atender a necessidades prioritárias.

A guerra entre o Exército do Sudão e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) começou em meados de abril em meio a tensões sobre um plano apoiado internacionalmente para uma transição para eleições sob um governo civil.

O conflito já deixou mais de 3.000 mortos, transformou a capital Cartum em uma zona de guerra e desencadeou violência mortal na região ocidental de Darfur, marcada pelo conflito, bem como em outras partes do país.

Segunda-feira é o segundo dia de um cessar-fogo de 72 horas mediado pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos nas negociações em Jeddah, o último de uma série de acordos de trégua que permitiram a entrega de alguma ajuda humanitária, mas falharam em impedir que o conflito se intensificasse.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. doadores internacionais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.