Dólar segue em alta no Brasil apesar de recuo da moeda norte-americana no exterior
Dólar segue em alta no Brasil apesar de recuo da moeda norte-americana no exterior
Reuters
16/12/2025
Atualizada em 16/12/2025
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO, 16 Dez (Reuters) - O dólar segue em alta nesta terça-feira no Brasil, com investidores digerindo a ata do último encontro do Copom, em que o Banco Central reiterou o compromisso com a meta de inflação, enquanto no exterior a moeda norte-americana cedia ante vários pares do real.
Às 9h55, o dólar à vista subia 0,24%, aos R$5,4348 na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro para janeiro -- atualmente o mais líquido no Brasil -- avançava 0,33%, aos R$5,4500.
Na ata do encontro da semana passada, quando manteve a taxa básica Selic em 15% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC apontou ganhos gerados pela 'condução cautelosa' dos juros, vendo contribuição determinante da política monetária para a desaceleração dos preços. No documento, o BC também enfatizou o firme compromisso com a meta de inflação, de 3%.
No mercado de renda fixa, as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) reagiram em alta à ata, refletindo dúvidas sobre se o BC cortará a Selic já em janeiro, como vem precificando boa parte dos agentes.
No mercado de câmbio, o dólar exibia ganhos ante o real, ainda que contidos, com as cotações ponderando as mensagens da ata e o tradicional fluxo de saída de recursos no fim de ano.
O diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos -- cuja taxa de referência está na faixa de 3,50% a 3,75% -- vem sendo apontado como um dos fatores para que o país siga atrativo ao capital externo, o que segura as cotações do dólar em níveis mais baixos.
No exterior, antes da divulgação de uma série de dados econômicos nesta terça-feira, entre eles o relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA, com números de outubro e novembro, o dólar recuava ante boa parte das demais divisas, incluindo pares do real como o peso chileno e o peso mexicano.
Às 9h54 o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas fortes -- caía 0,17%, a 98,098.
Às 11h30, o Banco Central realiza leilão de 50.000 contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 2 de janeiro.
Reuters

