Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Elvis Presley faria 88 anos hoje: confira a homenagem da Antena 1

Relembre o início de sua carreira e alguns de seus maiores hits

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação

Publicada em  

Hoje, um dos maiores e mais influentes artistas, não só do rock, mas como da história da música, Elvis Presley, estaria fazendo seus 88 anos de idade. O músico faleceu aos 42 anos no dia 16 de agosto de 1977 em Memphis.

Ao longo de seus 25 anos de carreira, Presley, também conhecido como “Rei do Rock and Roll”, movimentou a indústria musical nas décadas de 60 e 70, deixando marcas e recorde permanentes até os dias de hoje.

Elvis é uma figura lendária no meio musical, e não há como negar que ele foi o primeiro artista a mostrar como a fama se tornaria algo tão grandioso na era da comunicação de massa. Com apenas 21 anos, já era considerado uma das pessoas mais famosas não só da indústria musical, como do mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Elvis Presley faria 88 anos hoje: confira a homenagem da Antena 1" #1
Toque para aumentar

Carreira

O filho do casal Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Presley começou na música depois de estar cansado da pobreza na qual sua família estava entregue. O pontapé inicial para sua carreira foi dado, em 1953, quando ele compareceu pela primeira vez a uma gravadora, mais precisamente no estúdio Memphis Recording para realizar suas primeiras gravações.

Os hits 'My Happiness' e 'That 's When Your Heartaches Begin' fazem parte desse compacto, que foi dado de presente de aniversário para sua mãe. Mais solto e menos inibido, o futuro rei impressionava não só pela bela voz, mas também pelo tanto que pulava e batia nas cordas do seu violão, conquistando assim a simpatia dos músicos negros (os quais Elvis sempre se inspirou para dançar e cantar), e fechando um contrato com a Sun Records.

A fama não demorou a vir. Em 1956, milhões de jovens em todo o mundo já estavam apaixonados e totalmente entregues à sua energia, transformando Presley "” agora assinado com um "s" só "” no símbolo de uma rebeldia que até então, os jovens não podiam manifestar. São dessa época os sucessos 'Blue Suede Shoes', 'Hound Dog' e muitos outros eternizados pelos fãs até hoje.

O êxito se repete nas telas, onde Elvis inicia uma bem-sucedida carreira cinematográfica, a partir de Love Me Tender (1956). Com sua dança provocante e sensual, o primeiro astro do rock'n'roll se transforma no maior ídolo do planeta.

O período áureo de Elvis chega ao fim em 58, quando é convocado para o serviço militar. Na volta, deixa o palco por oito anos - período preenchido com filmes e trilhas.

Por volta de 1960, começa, digamos assim, a segunda fase musical do cantor. De volta aos palcos depois do silêncio de quase uma década, o astro aparece com uma big band e dois corais - tudo aparentemente para disfarçar o medo do seu retorno. E ele foi triunfal, como sempre!

Maiores Sucessos


Can’t Help Falling In Love (1961)

A canção foi gravada para compor o quarto álbum de estúdio do artista, intitulado “Blue Hawaii”, e escrita em colaboração por Hugo Peretti , Luigi Creatore e George David Weiss. A melodia foi baseada e inspirada na canção francesa de amor “Plaisir d'amour”, composta em 1784 por Jean Paul-Égide Martini.

O hit chegou a ser regravado por muitos outros artistas, como o grupo de reggae britânico UB40, cuja versão fez muito sucesso, além de liderar as principais paradas norte-americanas e britânicas no ano de 1993. Vale destacar também que a música foi listada como uma das melhores pela Rolling Stone, ocupando a 403ª posição na edição de 2012.



Hound Dog (1956)

A música foi originalmente escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller, e pertence ao ícone do R&B, a cantora e compositora norte-americana Big Mama Thornton. A versão original está listada como uma das "500 músicas que moldaram o rock and roll" do Rock and Roll Hall of Fame, e foi introduzida no cobiçado Grammy Hall of Fame em fevereiro do ano de 2013.

Ao todo, foram mais de 250 regravações de dezenas de artistas que admiravam a obra, porém a versão de maior sucesso é a de Elvis Presley, do ano de 1956. Além de ser considerado um dos singles mais vendidos de todos os tempos, vendendo cerca de 10 milhões de cópias em todo o mundo, foi simultaneamente posicionada no topo das paradas pop, country e R&B dos EUA em 1956.



Jailhouse Rock (1957)

O single foi composto por Jerry Leiber em colaboração com Mike Stoller, para fazer parte da trilha sonora do filme de mesmo nome, “Jailhouse Rock” (1957). Ele chegou a alcançar o topo das principais paradas em território norte-americano e o Top 10 em diversos outros países. Além disso, foi reconhecido pelo Grammy Hall of Fame, American Film Institute, etc.

A revista renomada Rolling Stone incluiu "Jailhouse Rock" em 67º lugar em sua lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, além de ser nomeada como uma das 500 músicas que moldaram o rock and roll do Hall da Fama do Rock and Roll.



Suspicious Minds (1969)

A obra foi originalmente interpretada e composta por Mark James em 1968, porém falhou comercialmente e foi passada para Elvis. Assim, ela foi lançada pelo artista em agosto de 1969 e considerada um dos "divisores de água" em sua carreira, devido ao grande sucesso.

O single acabou se tornando o número um na lista dos mais vendidos da Billboard, além de 3 anos depois, em 1999, ter entrado para o "hall da fama" do Grammy e no Rock and Roll Hall of Fame.



Reconhecimentos

Elvis chegou a ganhar três Grammys, além de receber o Grammy Lifetime Achievement Award aos 36 anos, sendo incluído em vários Halls da Fama ao longo dos anos. Ele também detém vários recordes certificados pela RIAA (Recording Industry Association of America), que no ano de 2020 creditou o cantor com 146,5 milhões de vendas de álbuns certificados nos Estados Unidos, sendo o terceiro e ficando apenas atrás dos Beatles e Garth Brooks.

Inclusive, ele detém os recordes de mais álbuns de ouro (101) e mais álbuns de platina (57). Seus 25 álbuns multi-platina estão em 2º lugar, ficando atrás dos 26 dos Beatles. Seu total de 197 prêmios de certificação de álbuns (incluindo um prêmio de diamante) supera o 2º melhor da banda britânica, que totalizam 122.

E não para por aí! Elvis possui o maior número de álbuns na Billboard 200, os maiores números de um artista solo no UK Albums Chart e o maior número de singles número um no UK Singles Chart.


Veja também:

10 MÚSICAS QUE COMPLETAM 20 ANOS EM 2023

ESPECIAL DE ANO NOVO DE MILEY CYRUS TEVE AUDIÊNCIA DE MAIS DE 5 MILHÕES


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. elvis presley faria 88 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.