Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Elvis Presley: Hoje faz 64 anos da primeira apresentação na televisão

Cantor foi rejeitado diversas vezes antes no mesmo programa

Placeholder - loading - Elvis Presley: Photoshoot/Divulgação
Elvis Presley: Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

No dia 9 de setembro de 1956, o cantor e compositor estadunidense, Elvis Presley, realizou a primeira apresentação da carreira na televisão, evento transmitido para todo país. A performance ocorreu no programa Ed Sullivan Show, comandado pelo apresentador, e estrela na época, Ed Sullivan. Confira a história completa de como tudo aconteceu.

Veja também: Harry Styles pode interpretar Elvis Presley em Biografia

Primeiro, é preciso contextualizar como estava a política midiática na época. Durante os anos 50, enquanto acontecia a temida Guerra Fria, o governo estadunidense intervia em diversas transmissões de programas, tanto na TV quanto no rádio, afim de impedir qualquer tipo de influência “antipatriótica” para a população. Segundo historiadores, este período foi marcado por uma extensa perseguição a ideologias, ou atitudes, que pudessem levar ao comunismo, chamado de “Perigo Vermelho” pelas autoridades.

Além dos noticiários, os programas de auditório, responsáveis pela maior parte da audiência estadunidense do período, eram vigiados, tanto à distância, quanto presencialmente pelos censores. Ed Sullivan, apresentador e chefe de um dos maiores programas deste gênero na época, o Ed Sullivan Show, era meticuloso ao escolher o que deveria ir, ou não, ao ar para os milhares de telespectadores todos os domingos.

Ed negou, diversas vezes, apresentar o jovem Elvis Presley, que na época tinha 21 anos. Não só por receio da censura, mas também por não ser muito fã das canções do musicista. Porém, o que Sullivan não esperava foi a popularidade do garoto crescer, e após ser pressionado, Ed cedeu espaço para três apresentações do rei, sob a conduta que apenas a cintura para cima de Presley deveria ser filmada.

Presley não só conseguiu conquistar o coração dos telespectadores, como também do apresentador, que considerou o jovem Elvis um garoto decente e fino. Um dia depois da performance, as lojas de disco simplesmente mal podiam comportar a demanda de pedidos para o disco “Love Me Tender”, e impulsionou o rei para o topo das vendas em praticamente todo o globo no ano.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. elvis presley hoje faz 64 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.