Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

No ano da pandemia governo central tem déficit primário recorde de R$743,087 bi

Placeholder - loading - 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos
15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O governo central, composto por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, registrou um déficit primário de 44,113 bilhões de reais em dezembro, fechando 2020 com déficit de 743,087 bilhões de reais, o pior resultado desde o início da série histórica do Tesouro e equivalente a 10% do PIB.

Em decorrência do estado de calamidade pública, o governo não precisou cumprir em 2020 a meta de déficit primário, de 124,1 bilhões de reais, ficando liberado para gastar com medidas para o efrentamento da pandemia da Covid-19.

No ano, essas despesas somaram 520,9 bilhões de reais, de acordo com o Tesouro, com mais da metade desse valor (293,1 bilhões de reais) direcionada ao pagamento do auxílio emergencial às famílias vulneráveis.

Apesar de recorde, o déficit de 2020 foi menor do que o estimado pelo Ministério da Economia para o período, de 831,8 bilhões de reais, com a receita líquida superando em 12,7 bilhões de reais a estimativa e a execução de despesas ficando 76 bilhões de reais abaixo do previsto.

Em 2019, o rombo nas contas públicas havia sido de 95,065 bilhões de reais.

Para o mês de dezembro, o dado veio pior que a projeção de um déficit de 35,6 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas.

Em nota, o Tesouro voltou a enfatizar a necessidade de cumprimento do teto de gastos, ressaltando que o mecanismo tornou-se 'ainda mais relevante e necessário' diante da elevação do endividamento público, em razão das medidas de combate aos efeitos da pandemia e do 'esforço fiscal futuro' para recuperar a trajetória de sustentabilidade das finanças públicas.

Ao mencionar o aumento recente das incertezas em torno dos impactos da segunda onda da pandemia do coronavírus, o Tesouro reiterou que o espaço fiscal que o país tem para implementar novas medidas é 'limitado'.

'Dessa forma, recomenda-se a manutenção da regra do teto como a melhor estratégia para a retomada do processo de consolidação fiscal, garantindo que despesas temporárias não se tornem permanentes', pontuou em documento.

(Por Gabriel Ponte)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em ano marcado por pandemia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.