Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em parceria com pesquisadoras, empresa faz sorvete para pacientes em quimioterapia

O sorvete vem nos sabores morango, chocolate e limão e é fabricado pela YPY Sorvetes Premium, em Florianópolis.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Em parceria com pesquisadoras, empresa faz sorvete para pacientes em quimioterapia"

Publicada em  

Pacientes que sofrem com algum tipo de câncer e que têm que realizar a quimioterapia costumam sentir alguns efeitos colaterais do tratamento, como náuseas, vômitos, feridas na boca, aftas, mocosite e sensação de boca seca.

Pensando no bem-estar dessas pessoas, uma equipe de pesquisadoras brasileiras da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) desenvolveu um sorvete que, além de aliviar esses incômodos, também funciona como um suplemento, atendendo às necessidades nutricionais.

"O principal objetivo da criação desse produto é proporcionar aos pacientes o consumo de um alimento saboroso e nutritivo, que contemple não apenas a questão nutricional, pois ele tem alta densidade energética e é fonte de fibras e de proteínas, mas que também seja saboroso - considerando que durante o tratamento o paladar encontra-se alterado e são inúmeras as queixas de falta de apetite -, que contribua com a redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e proporcione um tratamento mais humanizado", explica Paloma Mannes, especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade.

Segundo a orientadora do estudo, Franciele Gracieli Kunradi Vieira, o desenvolvimento do produto levou em consideração estudos prévios que mostraram que pacientes em quimioterapia apresentam, entre seus principais desejos alimentares, a ingestão de frutas, sucos e sorvetes. Sobre a receita, a especialista diz que ela leva ingredientes diferentes dos convencionai, mais naturais e pensados para as necessidades dos pacientes.

"O que desenvolvemos contém açúcar orgânico, a polidextrose, que é uma fibra solúvel, a proteína isolada de soro de leite, mais conhecido como whey protein, e o azeite de oliva sem sabor", revela. Dessa forma, o resultado é um produto bastante calórico, mas sendo também fonte de proteína de alto valor biológico e fibra, com baixo teor de gordura total, sem gordura trans, glúten ou lactose.

O sorvete vem nos sabores morango, chocolate e limão e é fabricado pela YPY Sorvetes Premium, em Florianópolis.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em parceria com pesquisadoras …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.