Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ENTREVISTA-Em retomada, empresa da Odebrecht afreta 1ª sonda à Petrobras após Lava Jato

Placeholder - loading - Sonda da Ocyan na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.  REUTERS/Bruno Kelly 30/10/2017
Sonda da Ocyan na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. REUTERS/Bruno Kelly 30/10/2017

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marta Nogueira e Gram Slattery

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras assinou contrato de afretamento por dois anos de uma sonda de perfuração da Ocyan, antes chamada Odebrecht Óleo e Gás, disse o presidente da fornecedora à Reuters, no primeiro acordo entre ambas desde a deflagração da operação Lava Jato, há cinco anos.

A petroleira estatal escolheu a Ocyan e outras duas empresas em uma recente licitação para a contratação de seis sondas, afirmou Roberto Simões em uma entrevista na sede da Ocyan.

Sem revelar valores, Simões informou que, além da Ocyan, saíram vencedoras da concorrência aberta pela Petrobras a Constellation Oil Services Holding, com três sondas, e a Petroserv, com duas unidades.

'Para nós, (esse contrato) tem um fator emblemático enorme', frisou Simões, ressaltando que a Ocyan e as demais empresas do grupo Odebrecht [ODBES.UL] ficaram impedidas de realizar novos negócios com a petroleira brasileira desde o escândalo da Lava Lato até meados do ano passado.

Em julho de 2018, a Petrobras assinou termo de compromisso com a Odebrecht, que esteve no centro das investigações de corrupção, permitindo o fim do bloqueio cautelar contra as empresas do grupo, mediante avanços importantes na governança e acordos de leniência bilionários fechados com autoridades.

'No momento em que você tem a empresa operando como está, todos os ativos estão agora super bem avaliados pelo cliente, e além disso conquista o contrato, está fechando com chave de ouro o ciclo de retomada.'

A embarcação contratada, chamada Norbe VI, é uma plataforma de perfuração semissubmersível, com posicionamento dinâmico capaz de operar em lâmina d’água de até 2,4 mil metros e perfurar poços até 7,5 mil metros. Ela será usada em atividades nas Bacias de Campos e Santos, segundo Simões.

O negócio envolvendo Norbe VI marca a recontratação pela Petrobras da sonda, que esteve prestando serviços à estatal até 2018. Ela deve iniciar os trabalhos no último trimestre deste ano.

A empresa tem outras cinco sondas de perfuração já contratadas pela Petrobras, em negócios anteriores à Lava Jato.

Procuradas, a Petrobras e a Petroserv não responderam aos pedidos de comentários.

A Constellation Oil Services Holding já havia anunciado que três de suas sondas, Alpha Star, Gold Star e Lone Star, foram contratadas por dois anos com a Petrobras.

DE OLHO NO CRESCIMENTO

A Ocyan, que mudou de nome em janeiro de 2018, está atualmente muito menor do que já foi um dia. Hoje, a empresa emprega cerca de 2 mil funcionários, contra 6 mil antes do escândalo de corrupção atingir suas atividades.

Simões ressaltou que a empresa concluiu no ano passado sua recuperação financeira, por meio de uma recuperação extrajudicial, e está agora empenhada na busca pelo crescimento.

Uma das duas unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo (FPSO, na sigla em inglês) que a empresa opera juntamente com a Teekay, por meio da joint venture TK-Ocyan, chamada Cidade de Itajaí, produz petróleo no campo de Baúna, nas águas rasas da Bacia de Santos. O campo foi vendido na semana passada pela Petrobras à australiana Karoon.

Executivo da Karoon disse em entrevista à Reuters prever investimentos para elevar a produção em Baúna em 60% até 2022, em um movimento que pode ser importante para a Ocyan, que irá buscar estender o contrato da plataforma, previsto para vencer em 2022, disse Simões.

A Ocyan também está atenta a outro ativo da Karoon, o campo de Neon, próximo a Baúna, na Bacia de Santos, onde Simões tem a expectativa de que a australiana lance em breve uma licitação para a contratação de um FPSO. A expectativa da Karoon é iniciar a produção no novo campo em 2023.

Em outra frente, a companhia de serviços planeja participar de concorrência para fornecer um FPSO para a brasileira Enauta, antiga Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), para o campo de Atlanta, também em Santos, que Simões prevê ser lançada até o fim deste ano.

A empresa também tem expectativa de disputar leilão para fornecer um FPSO para a Shell, na área de Gato do Mato, na Bacia de Santos.

Outras licitações para novas plataformas pela Petrobras também estão no radar da Ocyan.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em retomada empresa da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.